Os preços do petróleo seguem a negociar com uma tendência mista, numa altura em que os investidores aguardam pela decisão da Fed sobre política monetária e por sinais da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+).
O West Texas Intermediate (WTI), benchmark para os Estados Unidos, soma 0,60% para 79,34 dólares por barril, enquanto o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, cede 0,48% para os 84,49 dólares por barril.
Esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, reúne-se o Comité Ministerial Conjunto de Monitorização (JMMC) da OPEP, que deverá manter a recomendação da linha que está a ser seguida desde Novembro, e que passa por cortar a oferta em dois milhões de barris por dia.
No que diz respeito à Fed, o mercado espera que da reunião da autoridade monetária saia uma nova subida das taxas de juro, ainda que de menor dimensão do que a anunciada em Dezembro (que foi de 50 pontos base).
No mercado do gás, os contratos negociados a um mês seguem a desvalorizar, numa altura em que os investidores avaliam as previsões meteorológicas face às reservas da matéria-prima.
A matéria-prima negociada em Amesterdão (TTF), referência para o mercado europeu, desce 2,3% para os 56 dólares por megawatt-hora.
As previsões de temperaturas mais baixas do que o normal para esta época do ano em vários países da Europa aumentam a necessidade de uma maior procura por gás. Contudo, as reservas mantêm-se acima dos níveis habituais, o que tem gerado alguma volatilidade no mercado.
Discussion about this post