No âmbito do projecto de apetrechamento de bibliotecas em Moçambique, o Access Bank ofereceu livros às escolas secundárias de Tete e Muatala, nas províncias de Tete e Nampula, respectivamente.
A iniciativa, realizada em parceria com a Alcance Editores, decorreu na terça-feira, 31 de Janeiro, e visa facilitar os estudos e as acções de pesquisa a mais de 14 mil alunos nas duas escolas.
“As cerimónias de entrega dos livros, que coincidiram com a abertura oficial do ano lectivo de 2023, juntaram mais de 500 pessoas, desde encarregados de educação, alunos, parceiros e membros do Governo”, avançou a nota partilhada pelo Access Bank.
Segundo o administrador delegado da instituição bancária em Moçambique, Marco Abalroado, o apetrechamento de bibliotecas e a doação de livros às escolas é uma acção que tem vindo a ser desenvolvida continuamente, e que traduz a aposta do banco na educação das camadas mais jovens no País.
“Pretendemos estimular o hábito de leitura entre os alunos, ajudando-os a adquirir mais conhecimento e a ter maior sucesso escolar”, disse o responsável.
Por sua vez, o gerente do balcão do Access Bank em Tete, Sérgio Arroz, fez saber que, com a referida doação, o banco pretende apoiar o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais instruída, promovendo, para o efeito, o acesso aos livros, orientando os alunos no entendimento dos temas que têm estado a ganhar mais importância para o desenvolvimento das comunidades.
“A leitura é o caminho mais rápido e eficiente na busca pelo conhecimento. Esperamos que os alunos e professores façam bom uso deste material e o conservem em boas condições para benefício de toda a comunidade estudantil”, concluiu a gerente do balcão do Access Bank em Nampula, Saidata Aly.
O Access Bank Mozambique iniciou o projecto de equipamento de bibliotecas a nível nacional em Junho de 2022, tendo já abrangido as províncias de Nampula, Tete, Maputo e Beira. A iniciativa reflecte o compromisso que o banco assumiu com Moçambique, mostrando-se uma instituição dedicada e empenhada em contribuir para a educação dos moçambicanos.
Discussion about this post