A Porsche celebra este ano o seu 75.º aniversário e para assinalar a data apresentou um protótipo que dá pelo nome de Vision 357. Este desportivo é nada mais nada menos que uma homenagem ao 356 ‘No.1’ Roadster, o primeiro Porsche de sempre.
Com este automóvel, a equipa de design da Porsche tentou mostrar possíveis interpretações de uma filosofia de design do futuro.
“Este concept car é uma tentativa de combinar o passado, presente e futuro com coerência”, disse Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche Team. O Vision 357 adopta as proporções do original, ao mesmo tempo que apresenta detalhes de estilo que olham para o futuro.
Do exterior, o conceito é notável por não ter maçanetas visíveis – os designers foram capazes de camuflá-las na janela lateral traseira. Além disso, não existem espelhos retrovisores tradicionais, que neste caso foram substituídos por câmaras de última geração. Tanto na parte frontal como na traseira, os faróis e lanternas estão escondidos no próprio corpo e só são perceptíveis quando estão ligados.
Destaque ainda para as rodas de magnésio de 20 polegadas com calotas de fibra de carbono “aerodinamicamente vantajosas” e esquema de pintura de dois tons – Ice Gray Metallic cobrindo a maior parte do carro e Grivola Gray Metallic no pára-choques dianteiro. Autocolantes com a escrita “75” adornam as portas e o capot, enquanto os autocolantes “357” carimbam as asas dianteiras e traseiras. Os tubos de escape são de titânio e revestidos inteiramente de cerâmica.
A base utilizada para construir o protótipo foi a plataforma 718 Cayman GT4 RS. O motor 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirados desenvolve 500 cavalos de potência. Para os interessados, o conceito está exposto em Berlim, Alemanha, na celebração do 75.º aniversário da marca. A exposição teve início a 27 de Janeiro e decorrerá até meados de Fevereiro. Posteriormente, a Porsche planeia apresentar o conceito noutros eventos internacionais ao longo do ano.
Discussion about this post