O director executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, deverá chegar a Maputo e visitar a operação em Cabo Delgado dentro de dias, onde se espera que anuncie os detalhes do reinício dos trabalhos das duas instalações de liquefacção.
O portal de notícias Africa Intelligence, que não dá detalhes sobre as datas, refere que Patrick Pouyanné deverá visitar o País nos próximos dias para discutir o recomeço dos trabalhos do megaprojecto de Gás Natural Liquefeito (duas instalações de liquefacção de 12,9 milhões de toneladas) na península de Afungi, Província de Cabo Delgado.
Depois de uma escala em Maputo, Patrick Pouyanné deverá seguir para Palma, norte daquela província, numa demonstração de vontade por parte da TotalEnergies em relançar o projecto tendo em conta a melhoria significativa da segurança na região.
Desde Julho de 2021, a Força de Defesa do Ruanda (RDF) e a Missão Regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM), da qual a África do Sul é o principal país contribuidor de tropas, conseguiram afastar os insurgentes para várias dezenas de quilómetros da península de Afungi.
A visita de Patrick Pouyanné segue-se ao contexto global de abastecimento de gás na sequência da guerra na Ucrânia, que está a pressionar as grandes companhias de gás ocidentais a lançarem novos comboios de liquefacção o mais rapidamente possível.
O Diário Económico entrou em contacto com a TotalEnergies, que preferiu não emitir comentários à notícia.
Discussion about this post