O comissário nacional da Polícia da África do Sul (SAPS), Fannie Masemola, visita hoje, 31 de Janeiro, a região norte da província do KwaZul-Natal, junto à fronteira com Moçambique, para avaliar a resposta policial aos crimes transfronteiriços, anunciou aquela força.
“A visita do comissário segue-se ao recente incidente em que pelo menos seis veículos, incluindo um autocarro de turistas e um camião, foram queimados na estrada R22, entre Hluhluwe e Mbazwane”, adiantou a polícia sul-africana em comunicado a que a Lusa teve acesso.
A visita abrange o distrito rural de Umkhanyakude, província de KwaZulu-Natal, para encontros com as comunidades residentes naquelas áreas, incluindo Umhlabuyalingana e Hlabisa, perto da fronteira com Moçambique, salientou a polícia sul-africana.
Alguns transportadores moçambicanos, a fazer a ligação entre Maputo e Durban, na província sul-africana de KwaZulu-Natal, na costa leste do país, suspenderam no domingo, 29 de Janeiro, a actividade, na sequência de relatos de ataques e assaltos num troço sul-africano através da fronteira da Ponta do Ouro, junto ao extremo norte do distrito sul-africano de Umkhanyakude.
Num outro incidente, a polícia sul-africana de Nelspruit anunciou ter confiscado, no fim-de-semana, duas carrinhas pickup e um camião furtados na África do Sul, no valor de mais de 3,3 milhões de rands (12 milhões de meticais), a caminho de Moçambique, no posto fronteiriço de Lebombo, a principal fronteira entre os dois países junto a Ressano Garcia.
Discussion about this post