Ao abrigo do memorando de entendimento assinado entre o Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP) e a TotalEnergies EP Mozambique Área 1 Limitada, na sua qualidade de operadora do projecto Mozambique LNG, arrancou esta segunda-feira, 30 de Janeiro, a formação técnico-profissional dos primeiros 90 jovens de um total de 390 que se pretende formar num período estimado de 12 meses.
De acordo com um comunicado da TotalEnergies, os 90 formandos, maioritariamente deslocados de Palma e Mocímboa da Praia, vão durante três meses frequentar o curso de hotelaria e turismo, que integra as especialidades de recepção, restaurante e bar e ainda gastronomia e artes culinárias.
“Para além do curso de hotelaria e turismo, deverão arrancar, em Março do corrente ano, os cursos de processamento de petróleo e gás, electricidade industrial e mecânica geral, abrangendo os remanescentes 300 jovens. Estas formações são financiadas pelo projecto Mozambique LNG, no âmbito da sua iniciativa CapacitaMoz”, revelou a nota.
A representante da directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Cabo Delgado, Esperança Pinto, disse que as formações em curso abrem espaço para a potencial inserção de jovens em grandes empresas.
“Estas sinergias aproximam-nos cada vez mais de um importante empregador que é o sector privado. Com a implementação deste memorando, espera-se um maior crescimento do índice de empregabilidade, pela promoção do auto-emprego, uma vez que os formandos que daqui sairão serão dotados de ferramentas que lhes possam permitir prosseguir com as suas habilidades adquiridas durante a formação, podendo futuramente ainda empregar mais jovens”, salientou a fonte.
Por sua vez, o gestor de Conteúdo Local da TotalEnergies EP Mozambique Área 1 Limitada, Leonardo Nhavoto, afirmou que o início da formação dos referidos jovens representa mais uma etapa importante na implementação da estratégia de conteúdo local, que está em linha com o Programa Único de Conteúdo Local estabelecido pelo Governo moçambicano.
O CapacitaMoz é uma iniciativa liderada pelo projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies, que funciona como plataforma para a capacitação de moçambicanos.
No contexto deste projecto, a capacitação é definida como sendo o processo pelo qual indivíduos e organizações obtêm, melhoram e retêm habilidades, conhecimento, competência, experiência, ferramentas, equipamentos e/ou outros recursos necessários para realizar seu trabalho com competência.
Discussion about this post