As eleições autárquicas para o ano de 2023 vão custar cerca de 14 mil milhões de meticais. A informação foi avançada no sábado, 28 de Janeiro, pelo porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Lucas Manjaze.
Citado pelo jornal O País, Lucas Mnjaze explicou que a actualização do valor se deve à implementação da nova Tabela Salarial Única (TSU), à subida do preço dos materiais e à criação de novas autarquias.
O porta-voz recordou ainda que no dia 1 de Fevereiro próximo arranca o recenseamento eleitoral-piloto, salientando que o processo vai decorrer nas províncias de Nampula, Manica e Maputo, com duração de 20 dias, e que visa testar o equipamento.
No passado dia 14 de Dezembro, a Assembleia da República aprovou na generalidade a criação de 12 novas autarquias, o que elevou o total de 53 para 65.
Em Julho de 2022, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) revelou que estava com défice financeiro para a realização das eleições autárquicas. De acordo com a instituição, existiam na altura apenas mil milhões de meticais, dos nove mil milhões necessários para garantir a realização das eleições de 2023.
Discussion about this post