O “the ostrich effect”, que em português pode ser traduzido para efeito “avestruz”, é um enviesamento cognitivo que faz com que evitemos informações que são percebidas como potencialmente desagradáveis.
É este mecanismo que, por exemplo, pode fazer com que evite olhar para o extracto do cartão de crédito, porque está preocupado com o valor que tem em dívida. Em vez de lidar com a situação, enterra a cabeça na areia, como as avestruzes. Essa “fuga para a frente” pode, muitas vezes, piorar a situação, incorrendo em custos que talvez não teria de pagar se tivesse prestado atenção.
Porque acontece?
Os seres humanos têm aversão à perda. A dor que sentimos quando perdemos algo é maior do que o prazer que obtemos com um ganho equivalente. Imagine que está a fazer uma aposta: se ganhar recebe 1500 meticais, mas se perder terá que desembolsar 1000 meticais. Aceitaria essa aposta? Talvez, se os ganhos forem, pelo menos, o dobro das perdas. É por este motivo que os investidores são mais avessos a investir novamente se estiverem a perder dinheiro.
Existe também uma vontade inata de adiar os problemas. Afinal, “o que os olhos não vêem, o coração não sente”. Mas evitar situações desagradáveis não faz com que estas desapareçam. Antes pelo contrário.
Quais as consequências do “the ostrich effect” nas finanças pessoais?
Ignorar determinadas situações pode afectar negativamente a sua saúde financeira. Algumas consequências podem ser:
Tomar más decisões financeiras
Se não souber o estado da sua situação financeira, pode tomar decisões penalizadoras. Por exemplo, ao decidir fazer uma compra avultada sem saber quanto dinheiro tem na conta bancária, pode fazer com que fique sem dinheiro para pagar uma prestação de crédito ou as contas mensais.
Criar o efeito bola de neve
Más decisões podem levar ao efeito de bola de neve: o problema só aumenta, podendo ficar descontrolado. Por exemplo, se utilizar cartões de crédito sem cuidado, ignorando os prazos de pagamento, os custos e a sua real capacidade de pagamento pode gerar uma dívida incomportável.
Falhar os objectivos financeiros
Imagine que estabeleceu o objectivo financeiro de poupar dinheiro para amortizar o crédito habitação no final do ano. Se não prestar atenção ao dinheiro que gasta por mês em bens ou actividades não essenciais, poderá não conseguir atingir essa meta.
Discussion about this post