Ainda está a dar os primeiros passos, mas a startup Andi tem uma proposta que quer mudar a forma como fazemos pesquisas online, juntando o poder de identificar páginas da Google com um chatbot que responde a questões, ao género do ChatGPT.
A Andi foi fundada por Angela Hoover e Jed White e está disponível para responder a questões simples ou mais complexas, em inglês, procurando depois as respostas em sites web e adaptando a mensagem consoante o que interpreta nessas fontes.
Qual é o sentido da vida, o que é viver ou quanto são 99+99 são questões a que a Andi responde usando uma mistura de identificação de páginas relevantes – um motor de busca como o Google, por exemplo –, e de um chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com pessoas), com interpretação das respostas com recurso a inteligência artificial.
A resposta em forma de “conversa”, com a possibilidade de continuar a fazer perguntas, faz com que a Andi se pareça com um chatbot, adicionando sempre a fonte à resposta e mostrando as páginas em que se baseou.
A startup está já a considerar a evolução do serviço para além da pesquisa, seguindo o mesmo caminho do ChatGPT, e construir, com as respostas, um artigo mais longo, dar ideias para um post nas redes sociais sobre um determinado tema ou escrever um e-mail.
O que gostava de perguntar a Andi? Pode pôr à prova a capacidade de resposta da ferramenta no site.
Discussion about this post