Em apenas dois meses, o programa de inteligência artificial ChatGPT ganhou utilizadores em todo o mundo pelos seus textos realistas. No entanto, a tecnologia provou que também pode servir para usos controversos, como a aprovação em testes para exercer a profissão de médico e advogado nos Estados Unidos, para além de um MBA de pós-graduação.
Lançado pela empresa OpenAI há dois meses, o ChatGPT é um programa de inteligência artificial cujo nome é um acrónimo para “Chat Generative Pre-Trained Transformer”. Basicamente, o que o programa faz é criar textos a partir de instruções do utilizador.
O programa já foi elogiado por Elon Musk, um dos fundadores do OpenAI, mas levanta questões de ética, uma vez que os seus textos podem ser utilizados para fins questionáveis em exames e testes.
De acordo com uma publicação do professor da Universidade Wharton, Ethan Mollick, nos Estados Unidos, o ChatGPT criou com sucesso um texto passível de aprovação com nota B (80%-89% de acertos) para o programa de MBA da faculdade (nos EUA, as avaliações são classificadas utilizando letras de A a F, sendo A a nota mais alta e F a mais baixa).
A pesquisa, conduzida por Christian Terwiesch na Universidade Wharton, descobriu que o ChatGPT seria aprovado para um curso básico de MBA na universidade e tinha uma intenção académica, o que significa que não era utilizado como fraude.
Actualmente, Ethan Mollick exige que os estudantes adoptem a inteligência artificial durante os seus cursos sobre inovação e empreendedorismo, mencionando, porém, os riscos que uma utilização tão realista de programas como este poderia implicar para a sociedade.
“Creio que não absorvemos completamente o facto de trabalhos académicos bastante cuidadosos terem descoberto que o ChatGPT passa claramente alguns dos mais desafiantes exames profissionais americanos”, escreveu Mollick no Twitter.
Provas para a prática de Medicina e de Direito nos EUA
A própria investigação de Christian Terwiesch apontou também a possibilidade de o ChatGPT poder passar nos exames para exercer a profissão de médico ou advogado nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, o programa também “teve um bom desempenho na preparação de documentos jurídicos”.
Estudos realizados por investigadores da Universidade de Yale provaram que o programa pode passar no exame de licenciatura de Medicina nos EUA.
O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI há cerca de dois meses e é um programa de inteligência artificial treinado por humanos para reproduzir textos realistas, podendo simular diálogos e responder a perguntas. Pode contribuir para novas facilidades em áreas como o marketing digital, criação de conteúdos e serviço ao cliente, mas gera preocupações de estudiosos de todo o mundo sobre o risco de fraude e de substituição da mão-de-obra humana, assim como a reprodução de conceitos sociais problemáticos.