Mundialmente, a indústria dos transportes é um dos principais contribuidores para as emissões de carbono e, consequentemente, uma das maiores responsáveis pelas mudanças climáticas.
De acordo com a Agência Internacional de Energia, o sector dos transportes foi responsável por 27% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) em 2022, tornando-se a segunda maior fonte de emissões, depois do sector da energia.
O caminho será a adopção de veículos elétricos (VE)? O que motivará esta decisão?
Mudanças climáticas: o transporte é uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa, e os VE são uma forma sustentável de reduzir essas emissões. Estes não geram emissões quando estão em movimento e, mesmo quando estão a carregar, o nível de emissões é significativamente mais baixo quando comparado com o que os veículos movidos a gasolina emitem.
Independência energética: muitos países dependem fortemente do petróleo importado, o que significa um dreno significativo às suas economias. Ao mudar para VE, os países poderão reduzir significativamente a sua dependência do petróleo e impulsionar a sua independência energética.
Poluição do ar: os veículos movidos a gasolina emitem uma variedade de poluentes que podem ter sérios impactos na saúde, incluindo material particulado, óxido de nitrogénio e compostos orgânicos voláteis. Os VE não produzem emissões de escape, tornando-os mais limpos e saudáveis.
Custo: embora o custo inicial dos VE possa ainda ser maior do que o dos veículos movidos a gasolina, o custo de propriedade a longo prazo é, tendencialmente, menor. Estes veículos têm menos peças móveis e requerem menos manutenção, o que se traduz em custos de manutenção mais baixos. Eles usam também electricidade em vez de gasolina, que geralmente é mais barata.
Tecnologia: a electrificação do transporte está a impulsionar a inovação no desenvolvimento e adequação de novas tecnologias, incluindo baterias e infra-estruturas de carregamento. Isso poderá gerar novas oportunidades de negócio, geração de novos empregos e, consequentemente, um crescimento económico. Não há dúvida que a electrificação do transporte é um passo importante na redução das emissões de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar e reduzindo a nossa dependência de combustíveis fósseis. Adicionalmente, tem o potencial de impulsionar a inovação tecnológica e o crescimento económico.
Especificamente para Moçambique, acredito que a electrificação da indústria de transportes poderá ser importante tendo em conta alguns factores que listo:
Em primeiro lugar, o nosso País é altamente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas. Os eventos que se fizeram sentir nos últimos anos tiveram efeitos nefastos nas pessoas e no crescimento e desenvolvimento de algumas regiões nacionais.
Ao conceder incentivos, investir em infra-estruturas para carregamento, promover a consciencialização e a educação, estabelecer metas e objectivos… os Governos poderão ajudar a acelerar a adopção de veículos eléctricos
Temos uma forte dependência de combustíveis fósseis, que contribui, como mencionado, para as emissões de gases de efeito estufa. A mudança para VE será uma forma de reduzir essas emissões e mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas.
Além dos benefícios ambientais, a electrificação da indústria de transportes em Moçambique também poderá trazer benefícios económicos. Actualmente, o País importa uma quantidade significativa de petróleo, o que poderá, a médio e longo prazo, prejudicar a sua economia.
Ao mudar para VE, Moçambique poderá reduzir a sua dependência no que toca às importações de petróleo e, potencialmente, poupar a longo prazo, ao mesmo tempo que reduzirá os choques na economia advindos das flutuações do preço de combustível que afecta, directa e drasticamente, os preços de todos os bens de consumo.
Podemos considerar que Moçambique é uma das power houses de África, uma vez que produz, actualmente, cerca de 187 gigawatts, que ao compararmos com a África do Sul – o cliente número um de energia de Moçambique – apresenta uma produção de 58 095 megawatts. A produção energética no País está dividida da seguinte forma: hídrica, 75%, gás, 5%, solar, 1%, e outros, 19%, o que nos coloca como um dos maiores produtores de energia limpa em África.
O País produz mais energia do que consome, chegando a exportar perto de 60% da sua produção, pelo que electrificar a indústria dos transportes poderá servir também como uma forma de impulsionar a criação de um mercado interno para a nossa energia. A electrificação da indústria de transportes acabará por trazer melhorias ao nível da saúde, uma vez que os VE não produzem emissões de gás de escape e, portanto, são considerados mais limpos do que os veículos movidos a gasolina.
Consequentemente, melhorariam a qualidade do ar, o que seria especialmente benéfico em áreas urbanas onde os níveis de poluição costumam ser elevados.
No geral, a electrificação dos transportes em Moçambique é um passo importante para reduzir as emissões de gases com efeito estufa, melhorar a qualidade do ar e reduzir a dependência do País de combustíveis fósseis.
Os Governos têm um papel importante enquanto impulsionadores de mudança neste tema.
Existem várias formas de impulsionar a electrificação dos transportes no País:
– Fornecer incentivos para a adopção de veículos eléctricos: conceder incentivos de modo a que os indivíduos e empresas mudem para VE, como, por exemplo, de âmbito fiscal ou em subsídios, o que poderia ajudar a tornar estes veículos mais acessíveis financeiramente e incentivar a que mais pessoas efectuassem a troca.
– Investir em infra-estruturas para carregamento, podendo estar alojadas em estações de carregamento em áreas públicas ou conceder subsídios às empresas para a instalação de estações de carregamento em locais específicos, como estações de serviço.
– Promover a consciencialização e educação na promoção sobre os benefícios dos VE e as opções disponíveis, sensibilizando a população para a redução da emissão de gases tóxicos e para a preservação do ambiente com vista a um futuro mais duradouro.
– Estabelecer metas e objectivos para a electrificação do transporte, ou seja, estipular que uma certa percentagem de veículos nas estradas seja eléctrica até uma determinada data. Isso poderá ajudar a criar um senso de urgência e encorajar à mudança.
Efectuar parcerias com o sector privado e outras partes interessadas em toda a cadeia de valor, para ajudar a impulsionar a electrificação do transporte. Estas parcerias poderão ser no âmbito de projectos de infra-estruturas, apoio em pesquisas e desenvolvimentos ou até mesmo no âmbito de linhas de financiamento para esforços de electrificação. Há muitas maneiras pelas quais o Governo pode ajudar a impulsionar a electrificação dos transportes no País.
Ao conceder incentivos, investir em infra-estruturas para carregamento, promover a consciencialização e a educação, estabelecer metas e objectivos e fazer parcerias com o sector privado e outras partes interessadas, os governos poderão ajudar a acelerar a adopção de VE e impulsionar o progresso em direcção a um sistema de transportes mais limpo e sustentável.
O Papel da Banca Comercial
Os bancos comerciais pelo seu papel na sociedade poderão ser um mecanismo para a materialização destas iniciativas, quer seja pela concessão de financiamentos que suportem a aquisição directa de VE, quer pelo apoio a projectos de investimento em infra-estruturas que suportam a tecnologia “verde” e, eventualmente, pelo desenvolvimento de parcerias sustentáveis que ajudem a promover e a implementar estas iniciativas.
Assim, e em modo de conclusão, a electrificação comercial da indústria de transportes poderá ter uma forte contribuição económica para Moçambique. Esses esforços poderão ajudar a acelerar a adopção de veículos eléctricos e impulsionar o progresso em direcção a um sistema de transportes mais limpo e sustentável.
Moçambique tem todos os componentes necessários para posicionar-se como o primeiro país africano com emissões zero na indústria dos transportes.