O ouro segue a desvalorizar, horas antes de ser divulgado um importante indicador sobre a inflação nos Estados Unidos de América, que pode fornecer sinais sobre o ritmo que pautará a condução da política monetária restritiva da Reserva Federal norte-americana (Fed).
O metal amarelo cai 0,25% para 1924,42 dólares por onça. Prata, platina e paládio seguem esta tendência negativa. Por sua vez, o índice do dólar da Bloomberg – que compara a força da nota verde contra dez divisas rivais – avança ligeiramente (0,05%) para 101,88 pontos.
Esta sexta-feira, 27 de Janeiro, é divulgado o índice de despesas do consumidor norte-americano de Dezembro – indicador importante para entender a evolução da inflação – e apontado pelos especialistas como o preferido da Fed para a definição da sua política monetária. A Bloomberg Economics espera que o índice tenha subido ligeiramente em Dezembro de 2022.
A política restritiva da Fed favorece o dólar, o que acaba por pressionar as matérias-primas denominadas na nota verde, como é o caso do ouro, já que torna o investimento mais oneroso para quem negoceia com outras moedas.
Ainda no mercado cambial, o euro desliza 0,14% para 1,0877 dólares.