O petróleo valoriza tanto em Nova Iorque como em Londres, à medida que o optimismo sobre a reabertura da economia chinesa ofusca a preocupação em torno do abrandamento económico.
O West Texas Intermediate (WTI) negociado em Nova Iorque, soma 0,41% para 81,34 dólares por barril. Já o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, valoriza 0,41% para 87,83 dólares por barril.
O grupo Trafigura (especializado em commodities) defende, citado pela Bloomberg, que daqui para a frente pode haver “muitos benefícios para o petróleo”, à medida que a política covid zero da China vai sendo desmantelada, voltando a impulsionar o consumo do país.
No mercado do gás, a matéria-prima negociada em Amesterdão (TTF) cai pelo quinto dia, numa altura em que terminam as obras de reparação ao Freeport LNG no Texas, uma importante infra-estrutura de gás que registou uma explosão no Verão do ano passado, mas que já está reparado e com luz verde para arrancar com algumas operações no final do primeiro trimestre.
O gás que serve de referência ao mercado europeu está a cair cerca de 3% para 53,2 euros por megawatt-hora, estando prestes a registar uma perda semanal de 20% como não era vista desde Dezembro.