Os governos de Moçambique e da Grécia assinaram esta quarta-feira, 25 de Janeiro, um memorando de entendimento de consulta política, que visa fortificar a cooperação entre os dois países.
O facto foi anunciado depois de um encontro entre o primeiro-ministro moçambicano, Adriano Maleiane, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikos Dendias, que efectuou uma visita de um dia ao País.
Falando à imprensa, depois de quase uma hora reunidos, o ministro grego disse que está de visita a Moçambique não apenas para fazer pequenas doações.
“O que estamos a tentar fazer é facilitar a presença de empresários europeus e gregos em Moçambique, assim como pretendemos participar na criação de casos de sucesso em Moçambique”.
Nikos Dendias revelou que será criado um fórum de negócios para atrair mais investimento grego para o País.
“O próximo passo será a criação de um fórum de negócios, para se aferir em que áreas se pode investir em tempos futuros. Mas, no geral, vai facilitar a relação entre Moçambique e o grupo europeu”, explicou o governante, que afirmou ainda que o seu país tem apostado muito no combate à pirataria marítima e ao terrorismo nos países africanos, sobretudo em Moçambique, este em particular que é um dos focos na actualidade.
Nikos Dendias esteve no País esta quarta-feira, acompanhado por uma delegação de membros diplomáticos do seu Governo, para uma visita oficial de trabalho focada na fortificação e cooperação em vários domínios, com destaque para a economia.
A Grécia, através da União Europeia, apoia Moçambique por via da formação dos militares moçambicanos no combate ao terrorismo.