Uma startup do Zimbabué, denominada Cashlinq, lançou uma plataforma de serviços para permitir às pequenas empresas em todo o continente oferecerem melhores soluções bancárias.
De acordo com o portal Disrupt Africa, a plataforma foi criada em 2022 por quatro co-fundadores experientes, depois de terem percebido que as soluções baseadas no estrangeiro não satisfaziam as necessidades de mercados africanos voláteis.
“A África, e o Zimbabué em particular, é um mercado muito volátil. As coisas mudam muito rapidamente. Como tal, a maioria das instituições financeiras tem desafios em acompanhar as tendências e desenvolvimentos, impulsionando assim a inovação e um maior sucesso”, declarou Tendai Mugovi, CEO da Cashlinq, citado pelo Disrupt Africa.
Até agora, a startup foi construída com base na mais recente norma de pagamento ISO e, como tal, diz que pode integrar sem problemas o seu sistema em qualquer parte do mundo.
“Dito isto, queremos atingir sobretudo os “reis” da economia digital de África – Quénia, Costa do Marfim, Nigéria, Gana e África do Sul”, disse Mugovi.