O IACAD – Dubai’s Islamic Affairs and Charitable Activities Department (Departamento de Assuntos Islâmicos e Actividades Solidárias do Dubai), dos Emirados Árabes Unidos, está a trabalhar na primeira mesquita do mundo impressa em 3D, que chegará em 2025. Prevê-se que esta infra-estrutura, de dois mil metros quadrados, acomode até 600 pessoas.
A mesquita será construída em Bur Dubai, um dos bairros mais antigos dos Emirados Árabes, de acordo com um comunicado de imprensa do IACAD.
“Serão necessários cerca de quatro meses para completar a impressão em 3D da estrutura do edifício e mais 12 meses para a equipar completamente com as instalações adequadas. Três trabalhadores irão operar a impressora robótica 3D, que imprimirá dois metros quadrados por hora”, lê-se no comunicado.
Será utilizada uma combinação de matérias-primas e betão cuidadosamente preparado para a construção da mesquita. A tecnologia de construção em 3D, segundo Al Shaibani, director da divisão de engenharia do IACAD, torná-la-á mais sustentável.
“A utilização da impressão em 3D reduzirá o desperdício de material de construção. É amigável para o ambiente e representa a visão da nossa sábia liderança. O custo é 30% mais elevado do que construir a mesquita da forma normal, porque é a primeira do seu género no mundo”, explicou o responsável.
A escolha de construir a mesquita utilizando tecnologia de impressão 3D está de acordo com a ambição do Dubai em tornar-se um centro líder em tecnologia até 2030.
Como apoio ao seu objectivo de assegurar que 25% de todos os futuros edifícios de Dubai sejam impressos em 3D, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, emitiu um decreto que regula a utilização da impressão 3D na indústria da construção. Esta acção tem inspirado vários fabricantes de tecnologia de construção de ponta de todo o mundo a enviar os seus produtos para o Dubai e a utilizá-los na construção de estruturas de teste.
Para obter a autorização final para a sua concepção, o IACAD está actualmente a trabalhar com os funcionários locais da Câmara Municipal do Dubai. O objectivo é abrir as instalações e começar a receber pessoas dentro dos próximos dois anos.
Discussion about this post