O Presidente da República, Filipe Nyusi, empossou esta segunda-feira, 23 de Janeiro, Ilesh Jani no cargo de vice-ministro da saúde, e desafiou-o a trabalhar de modo a garantir o fornecimento de melhores serviços de saúde, continuidade da investigação e procura por soluções para as diversas pandemias.
No seu discurso, o chefe de Estado afirmou que a nomeação do novo vice-ministro da Saúde visa reforçar a capacidade de gestão do Ministério da Saúde (MISAU), tendo lamentado o aumento dos casos de cólera, numa altura em que os mais recentes dados do organismo registam 1998 casos da doença, 18 óbitos e 90 internados no País.
Na ocasião, foram também empossados cinco novos secretários de Estado – Jaime Neto para a província de Nampula, Judith Mussácula para Maputo, Lina Portugal para Niassa, Stefan Dick Mphiri para Manica e Cristina Mafumo para a província da Zambézia –, a quem o Presidente da República apelou para que aproveitem as potencialidades que cada província oferece de modo alavancar o desenvolvimento das mesmas.
“Os secretários de Estado devem ter domínio da lei sobre a descentralização. Devem dar continuidade ao trabalho feito pelos seus predecessores, com humildade e ética. Ademais, não se devem esquecer da sua missão”, concluiu Filipe Nyusi.
Os novos dirigentes foram indicados na semana passada depois dos despachos de exoneração de Dinis Vilanculo do cargo de secretário de Estado na província do Niassa, Mety Gondola de Nampula, Judith Mussacula Faria da Zambézia, Vitória Diogo na província de Maputo e Edson da Graça Francisco Macuácua de Manica. Todos os dirigentes exonerados ocupavam os cargos desde Janeiro de 2020.
Ilesh Jani substitui Farida Urci, que ocupava o cargo de vice-ministro da Saúde desde Junho de 2022.