O director executivo do porto de Maputo, Osório Lucas, informou hoje, 24 de Janeiro, que o porto alcançou um novo recorde de movimentação em 2022, tendo registado um crescimento de 20% em relação a 2021. O volume total movimentado no ano passado foi de 26,7 milhões de toneladas, contra 22,2 milhões de toneladas em 2021.
Citado pelo portal online de notícias Furtherafrica.com, Osório Lucas esclareceu que o crescimento reflecte a utilização eficiente dos cais reabilitados 6, 7, 8 e 9, inaugurados em Maio de 2022, bem como a implementação de operações de 24 horas na fronteira Lebombo/Ressano Garcia em Abril também de 2022.
Espera-se que o porto aumente o seu crescimento este ano com a entrada em vigor da 11.ª medida do Pacote de Estímulo à Aceleração Económica (‘melhorar a competitividade dos aeroportos nacionais e corredores logísticos’), anunciado pelo Presidente da República em Agosto do ano passado. A medida contribuirá para um ambiente empresarial mais dinâmico no sector, uma vez que facilitará tanto as operações de transbordo como o trânsito fronteiriço, permitindo múltiplas entradas de camiões e eliminando as taxas de importação temporária durante o trânsito no País.
“O porto tem vindo definitivamente a colher os frutos dos grandes desenvolvimentos infra-estruturais realizados nos últimos quatro anos”, declarou o director executivo do porto de Maputo. “A decisão do Governo de Moçambique de estabelecer uma operação fronteiriça de 24 horas teve um impacto positivo em todo o Corredor de Maputo, juntamente com os investimentos feitos pelo porto em sistemas, incluindo a contribuição de entidades como as alfândegas, que contribuíram para a melhoria da eficiência”, explicou Osório Lucas.
O recorde do maior carregamento num único navio foi também quebrado em 2022, com um volume total de 148 201, 26 toneladas.
Os volumes ferroviários de cromo e ferro-crómio registaram um aumento acentuado de 73% em comparação com o ano anterior (de 1,4 milhões de toneladas em 2021 para 2,4 milhões de toneladas em 2022). A relação “ferrovia versus estrada” também mostrou uma ligeira melhoria de 21% – 79% em 2021 para 26% – 74% em 2022.
“Os intervenientes do sector ferroviário continuaram a abordar a necessidade de volumes mais equilibrados entre a carga ferroviária e rodoviária”, expressou o responsável do porto, tendo destacado que “a formalização dos comboios entre a África do Sul e Moçambique, sem mudança de locomotivas, foi um passo em frente na procura contínua de uma maior eficiência ferroviária”.
O investimento e a implementação de soluções de automação dentro do porto continuou ao longo de 2022 e verá uma consolidação ainda maior em 2023, com a implementação de sistemas para melhorar a eficiência na cadeia logística de abastecimento.
Para 2023, Osório Lucas permanece optimista, com boas perspectivas de crescimento contínuo do porto. “Já estamos a implementar o nosso novo plano director para o porto de Maputo e a pensar nos desafios que o futuro nos apresentará”, anteviu.
“Estamos actualmente a tentar encontrar soluções criativas para aumentar a nossa pegada para fazer face à crescente procura do porto. Uma avaliação e consulta contínuas identificarão possíveis melhorias de eficiência para aumentar a produção. Além disso, iremos encomendar equipamento adicional (gruas móveis portuárias e equipamento de apoio) para melhorar o nosso tempo de execução e o nosso rendimento”, concluiu o responsável do porto de Maputo.
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