O Governo de Nampula, através da Águas da Região Norte (ARA-Norte), recebeu, recentemente, um financiamento do Banco Mundial (BM) de mais de cinco milhões de dólares para realizar o estudo de viabilidade para a construção da futura barragem de Meluli, que fica a cerca de 30 quilómetros da cidade.
Segundo o jornal Notícias, o financiamento insere-se no programa traçado pelo Governo moçambicano, denominado ‘Projectos Regionais Para Resiliências Climáticas’, uma forma encontrada para resolver definitivamente o problema de água em várias cidades, com maior enfoque na de Nampula.
O director geral da ARA Norte, Carlitos Omar, explicou que o documento do pedido de financiamento já foi remetido ao Banco Mundial.
“A construção da albufeira é vista como um balão de oxigénio, pois afigura-se como solução definitiva do problema de abastecimento de água à cidade de Nampula. A ser construída, a infra-estrutura será banhada por dois rios caudalosos, uma prova inequívoca de que depois da sua construção não haverá mais escassez no fornecimento de água”, explicou o responsável.
Falando concretamente do ponto de situação nas infra-estruturas existentes na região, Carlitos Omar adiantou que as bacias hidrográficas encaixaram água num nível considerável, como resultado da chuva que cai desde a segunda quinzena do mês de Dezembro último. Informou ainda que uma equipa do Banco Mundial deverá estar em Nampula nos próximos dias para conhecer o local para onde se projecta a barragem.