A Amazon lidera a lista das marcas mais valiosas do mundo, avaliada em 299,3 mil milhões de dólares.
Os últimos meses não têm sido fáceis para as empresas de tecnologia. A crise económica global afecta as vendas, o fabrico, o comércio no mercado financeiro e o valor das suas marcas.
Num relatório divulgado no passado dia 18 de Janeiro, durante o Fórum Económico Mundial em Davos, Suíça, a consultora Brand Finance (líder mundial em avaliação de marcas) apresentou o ranking das marcas mais valiosas do mundo em 2023. Segundo o documento apresentado, embora as empresas de tecnologia sejam as primeiras colocadas, a queda de valor no período de um ano foi substancial.
A Apple perdeu a primeira posição que ocupava há dois anos (2022 e 2021) quando viu o valor da sua marca recuar 57,6 mil milhões de dólares, numa perda de 16%. No seu lugar veio a Amazon, que já tinha sido a primeira classificada em 2020. A empresa de Jeff Bezos está no topo do ranking, mas também viu a sua marca perder valor: -US$ 51 mil milhões, uma queda de 15%.
Agora, a Amazon é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em 299,3 mil milhões de dólares. Já a Apple ficou em segundo lugar, avaliada em 297,5 mil milhões de dólares.
Em terceiro lugar está a Google. A empresa não só manteve a mesma posição no ranking, como também viu o seu valor de marca crescer, ao contrário das outras. Este ano, a marca Google está avaliada em 281,38 mil milhões de dólares, um aumento de 6,8%.
De acordo com a Brand Finance, a Amazon e a Apple sofreram maiores contratempos ao longo de 2022. “A investigação da Brand Finance descobriu que a percepção dos clientes sobre o serviço ao cliente na Amazon diminuiu – ao mesmo tempo que os prazos de entrega aumentavam –, e assim os consumidores tornaram-se menos propensos a recomendar a Amazon a outros”, diz o relatório.
No caso da Apple, entretanto, houve “uma queda nas receitas previstas, uma vez que uma cadeia de fornecimento de bens interrompida e um mercado de trabalho restrito devem limitar a entrega dos seus produtos de hardware de destaque”.
Confira abaixo, a lista das dez marcas mais valiosas do mundo em 2023:
- 1. Amazon: 299, 3 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: -15%.
- 2. Apple: 297,51 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: -16%.
- 3. Google: 281, 38 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: +6,8%.
- 4. Microsoft: 191, 57 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: +3,9%.
- 5. Walmart: 113, 78 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: +1,7%.
- 6. Samsung: 99, 66 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: -7,1% 7.
- 7. ICBC: 69, 54 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: -7,4%.
- 8. Verizon: 67,44 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: -3,1%.
- 9. Tesla: 66,21 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: +43,9%.
- 10. TikTok: 65, 69 mil milhões de dólares. Comparação com 2022: +11,4%
Discussion about this post