O Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu na última sexta-feira, 20 de Janeiro, todas as taxas de juro directoras, cortando a taxa básica (BNA, de referência para os créditos), em 1,5 pontos percentuais, de 19,5 para 18%.
A taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez desceu de 21% para 18%, enquanto a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez passou de 15% para 14%.
As novas taxas foram anunciadas na sexta-feira, em Luanda, pelo governador do banco central, José de Lima Massano, após a 109.ª reunião do Comité de Política Monetária do BNA.
O governador justificou a descida com a redução da inflação e das pressões inflacionistas em 2022, bem como o alinhamento das condições monetárias com o objectivo da inflação de médio e longo prazo.
Notou que a taxa básica de juros continua acima da inflação (13,8% em 2022), pelo que é necessário continuar a fazer um esforço de redução.
“Mas não devemos levar este exercício numa óptica de estrangulamento da economia, não consideramos esta medida um relaxamento, e sim um ajuste em baixa na direcção da meta da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), entre 4% e 6%”, complementou Lima Massano, salientando que se registou, ao longo de 2022, uma menor variação de preços na economia.
O Comité de Política Monetária analisou a situação económica a nível internacional que aponta para uma desaceleração do crescimento e uma redução da inflação, em 2023, como resultado da política monetária restritiva, desaceleração da actividade económica, normalização das cadeias de abastecimento e dos preços das commodities não energéticas.
A nível nacional, “os fundamentos macroeconómicos continuam favoráveis”, prosseguiu Massano, apontando o desempenho positivo da conta de bens que registou um saldo superavitário de 30,92 mil milhões de dólares (+41,92% do que em 2021).
As Reservas Internacionais situaram-se em 14,48 mil milhões de dólares, o que corresponde a uma cobertura de cerca de seis meses de importações de bens e serviços.
Discussion about this post