O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), na província de Tete, instou a população a tomar medidas de precaução face à previsão da ocorrência nos próximos dias da tempestade tropical “Cheneso”.
O delegado do INAM em Tete, Jaime Guambe, citado pela Rádio Moçambique, afirmou que o apelo se dirige principalmente à população que vive ou pratica as suas actividades em regiões consideradas de risco.
“O aviso surge numa altura em que os principais rios de Tete estão na iminência de atingir os níveis máximos de alerta, devido à forte precipitação que se faz sentir, sobretudo na região norte da província”, explicou Jaime Guambe.
Entretanto, o delegado do INAM garantiu que a instituição vai continuar a monitorar a evolução do fenómeno e emitir avisos à população.
No passado dia 18, o INAM revelou por meio de um comunicado que o sistema de baixa pressão atmosférica “Cheneso”, formado a leste de Madagáscar, tinha evoluído no sábado, 14 de Janeiro, para o estágio de tempestade tropical moderada.
No início deste ano, a entidade alertou para a possibilidade de a presente época chuvosa e ciclónica 2022/2023 poder ser marcada pela ocorrência de até dez ciclones, dos quais cinco poderem causar consequências devastadoras.
Nos últimos tempos, Moçambique tem sido atingido por vários ciclones, sendo que os mais marcantes e fortes foram os Idai e Kenneth que fustigaram as regiões Centro e Norte do País entre os meses de Março e Abril de 2019, deixando mais de 250 mil famílias sem habitação.
O Idai foi o ciclone tropical mais forte a atingir Moçambique, com ventos acima de 200 quilómetros por hora, que provocaram cerca de 600 mortos, destruições de diversas infra-estruturas e perda de vários bens e culturas. O fenómeno fustigou, igualmente, os países vizinhos Maláui e Zimbabué.