Se deseja poupar o seu salário e não sabe como, conheça a regra 50- 30- 20 e descubra como é que pode optimizar os seus rendimentos.
Gerir correctamente um salário não é tarefa fácil. As variáveis são muitas: o volume do rendimento mensal, as despesas fixas e variáveis e tantos outros factores obrigam a criar um orçamento mensal. A regra 50-30-20 é uma das mais importantes fórmulas aconselhadas pelos especialistas em economia doméstica, revelou o portal Ekonomista.
Assim sendo, esta é mais uma forma de conseguir alguma margem de manobra para fazer face às despesas básicas do dia-a-dia e, ao mesmo tempo, garantir uma “almofada financeira” que lhe permita atingir os restantes objectivos pessoais.
O orçamento mensal torna mais fácil a definição dos seus objectivos pessoais a curto, médio e até a longo prazo. Seja para complementar a sua formação académica ou para realizar aquela viagem de férias paradisíaca que deseja há tantos anos, apenas o controlo cerrado e ajustado das suas contas permitirá conquistar aquilo que mais deseja.
A regra 50-30-20 pode ajudar de forma bastante simples e eficaz. De acordo com esta fórmula, deve planificar a gestão dos seus rendimentos da seguinte maneira:
50% do montante que ganha todos os meses deve ser gasto com a casa (renda ou prestações de empréstimo à habitação), transportes, alimentação e despesas fixas, como são as facturas da água, luz, telefone e telemóvel, gás, internet, seguros, etc.;
30% do rendimento mensal deverá ser gasto com tudo o que esteja relacionado com o seu estilo de vida: restaurantes, compras de roupa, despesas em lazer (cinema, museus, concertos, etc.) e cuidados pessoais (ginásio, estética, etc.);
20% do salário deverá ser usado para o fundo de poupança e de emergência para fazer face a imprevistos, para a reforma e para a amortização do empréstimo à habitação (ou para dar uma entrada caso queira comprar uma nova habitação).
Discussion about this post