Mais de duas mil pessoas carenciadas estão a receber assistência alimentar, providenciada pelo Programa Mundial para a Alimentação (PMA), no distrito de Guijá, na província de Gaza.
Tratam-se de habitantes de 18 comunidades do posto administrativo de Nalazi que se debatem com o problema da insegurança alimentar devido ao fracasso da última campanha agrícola, influenciada pelos efeitos combinados da seca e calor intenso.
De acordo com o administrador do distrito, Jaime Mugabe, citado pela Rádio Moçambique, os beneficiários recebem do PMA uma cesta básica composta por arroz, farinha de milho, feijão, açúcar e óleo alimentar.
Jaime Mugabe revelou ainda que, além dos produtos de primeira necessidade, o PMA está a potenciar os camponeses de Nalazi em sementes diversas, de modo a permitir o relançamento da produção de alimentos, aproveitando a chuva que se tem registado nos últimos dias na região.
Em Gaza, o Programa Mundial para a Alimentação tem apoiado a preparação de extensionistas e pequenos agricultores com medidas de resiliência climática.