A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) anunciou nesta quinta-feira, 19 de Janeiro, o ajustamento em baixa do preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GPL), também conhecido como “gás de cozinha”, que passa a partir desta sexta-feira, 20 de Janeiro, a custar 90,1 meticais o quilograma, contra os anteriores 95,04.
De acordo com um comunicado, citado pelo jornal Notícias, a ARENE decidiu manter os preços da gasolina, gasóleo, petróleo de iluminação e do gás natural veicular (GNV).
“O ajustamento do preço do gás de cozinha foi influenciado pela redução do seu preço base, o que permite a realização do ajuste”, avança o comunicado.
Esta é a primeira vez este ano que a ARENE reduz o preço do gás de cozinha. A última revisão do preço foi feita em meados de Dezembro passado, quando o sofreu uma redução de 7%, ou seja, o produto passou de 102,02 meticais o quilograma para 95,04 meticais.
Na altura, a Autoridade Reguladora de Energia afirmou que os valores aprovados “tiveram em conta as medidas de mitigação aprovadas pelo Governo”, acrescentando ainda que “de um modo geral, o mercado internacional de derivados de petróleo ainda é considerado frágil e imprevisível”.
Discussion about this post