E se a sua cave de vinhos fosse capaz de lhe sugerir o mais indicado para cada prato? Entre os vinhos que guarda, obviamente. Tal e qual como um sommelier.
A inovação foi apresentada na feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES 2023) pela gigante de tecnologia sul-coreana Samsung. Este Infinity Line acrescenta uma cave de vinhos ao habitual binómio frigorífico+congelador. Uma cave com capacidade para 111 garrafas e até três zonas diferentes de temperatura, que podem ser definidas manualmente ou pela própria adega, recorrendo à inteligência artificial e à aplicação Smarthings. Nesse caso, a app lê o rótulo, identifica o vinho e sugere a temperatura a que deve ser guardado. Se essa zona ainda não existir, a própria cave trata de a criar, porque o frigorífico bem sabe que nem todos os tintos ou brancos se bebem à mesma temperatura − alguns tintos pedem um pouco mais de frio e alguns brancos um pouco menos.
A SmartThings é a aplicação-chave da Samsung para todas as coisas inteligentes e, ao juntarmos frigorífico e adega, abrimos novas opções, como a SmartThings Cooking, que oferece receitas com base naquilo que temos guardado no frigorífico, e a Sommelier, que consegue depois fazer o emparelhamento entre as receitas e os melhores vinhos para as acompanhar. Ou vice-versa, sugerindo as melhores receitas para determinado vinho – no fundo, exactamente aquilo que faz um escanção num bom restaurante.
Para conseguir fazer esta ligação entre comida e vinho por IA, a Samsung precisa de ter acesso a uma base de dados muito extensa e detalhada, para conhecer cada vinho e as suas características ao pormenor.
A gestão dos stocks, de receitas e referências pode ser feita facilmente através do ecrã táctil (com câmera) presente na porta do frigorífico ou através do smartphone, para quem já possua um frigorífico Samsung conectado, mas sem ecrã. A cave pode ser adquirida à parte. Neste caso, não precisa de ter um telefone Samsung, uma vez que as SmartThings são compatíveis com Android e iOS. Realmente fundamental é ter os “smartdomésticos” em casa, para poder desbloquear as funções.
“Quantos mais aparelhos conectados com a SmartThings existirem”, explica um responsável da Samsung, “mais interessante fica”.
Discussion about this post