Uma doença, uma inundação em casa ou um acidente de carro são situações nas quais evitamos pensar. No entanto, podem acontecer. Nesses casos, é importante ter algo que nos proteja (e à nossa família) e que, simultaneamente, salvaguarde a estabilidade financeira de todos.
Além disso, existem seguros obrigatórios por lei, que terá forçosamente de fazer em determinadas situações. Os seguros obrigatórios mais comuns são, por exemplo, o de incêndio, no caso da habitação, ou o de responsabilidade civil, se tiver um automóvel.
Mas quais são os seguros para a família? O que fazer para que os seus familiares estejam realmente protegidos em todas as circunstâncias?
1. Seguro de saúde
Ter um seguro de saúde que protege a sua família de forma transversal – tanto na prevenção como no tratamento e na recuperação – é uma decisão que deve ponderar.
Um seguro de saúde pode garantir o acesso a uma rede privada de saúde, com preços acessíveis, o que é especialmente útil para quem tem filhos pequenos e muitas consultas de rotina. Os preços variam consoante as coberturas contratadas, idade e historial clínico, mas este tipo de seguro oferece vários planos, pelo que deverá avaliar uma opção que se enquadre no seu orçamento familiar.
Antes de contratar um seguro de saúde – ou qualquer seguro em geral – deve ter atenção às coberturas e exclusões. Isto é, deve perceber que tipo de doenças ou de condições pré-existentes não são abrangidas. Tenha atenção se existe período de carência, ou seja, o período de tempo durante o qual as coberturas não podem ser accionadas.
2. Seguro de vida
Um seguro de vida é o seguro que queremos ter e nunca precisar. A importância deste seguro vai para além de ser um requisito para quem quer comprar casa. Mesmo que não tenha um crédito habitação, também pode subscrever um seguro de vida a pensar na protecção da sua família caso algo de menos bom aconteça.
Ao contratar este tipo de seguro, deve ter especial cuidado ao analisar as coberturas. Isto porque, na maioria das vezes, um preço mais baixo implica um grau menor de protecção.
3. Seguro Residencial
A casa é um dos bens mais importantes e deve ser protegida, pois os acidentes acontecem. Assim, os seguros que contratar para a sua casa são também seguros para a família, que zelam pelo seu bem-estar e estabilidade financeira. Se tem casa própria (apartamentos e edifícios em propriedade horizontal), terá de contratar o seguro de incêndio.
Embora seja vulgarmente designado como “seguro de incêndio”, inclui coberturas para outros danos causados pelo fogo como calor, fumo, vapor ou explosão, danos causados pelos meios usados no combate ao incêndio ou remoções ou destruições feitas por bombeiros, polícia, etc., em acções de salvamento.
4. Seguro de acidentes pessoais
Os seguros de acidentes pessoais protegem-no a si e à sua família em situações de morte ou invalidez provocadas por um acidente pessoal. Para quem tem filhos, é sempre importante estar protegido, por exemplo, de um acidente de bicicleta ou de uma queda mais aparatosa.
De uma forma sucinta, podemos dizer que abrange situações em que a causa do acidente seja inesperada e não imputável a quem o sofreu. Por isso, são diversas as situações em que se pode revelar bastante útil.
Tendo como coberturas morte ou invalidez, é um dos seguros para a família que deve considerar, até porque pode incluir também serviços de assistência médica ao domicílio.
5. Seguro automóvel
Um dos seguros essenciais para a família é o seguro automóvel, obrigatório por lei, mesmo que a viatura não saia da garagem.
No ramo automóvel, o seguro de responsabilidade civil é o seguro obrigatório, sendo que, caso pretenda um seguro mais alargado, poderá adicionar coberturas adicionais. Este seguro garante que sejam pagas indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e aos passageiros, com excepção do condutor do veículo.
Depois de conhecer os seguros mais importantes para a família, analise as coberturas que fazem mais sentido para si e para a sua família. Sendo os seguros para a família tão importantes, é fundamental escolher a opção que garanta uma maior protecção.
Discussion about this post