Como vimos no artigo anterior, o seguro de vida completo ou com cobertura vitalícia oferece cobertura por morte ou invalidez por tempo indeterminado. Desta forma, desde que o segurado pague o prémio acordado, haverá responsabilidade por parte da seguradora.
Embora muitos contratos também prevejam o pagamento do prémio de vida, existe a possibilidade de pagar por um prazo fixo. Por outras palavras, o segurado faz pagamentos mensais durante dez anos, por exemplo, e está segurado por toda a vida.
Para tal, é necessário procurar um corretor ou uma companhia de seguros que seja fiável e experiente na área. A empresa fará uma análise completa do interessado, verificando a existência de doenças pré-existentes, idade, condições de vida, etc.
Isto serve para verificar os termos do contrato, tendo em conta que estas características podem alterar alguns factores. Por conseguinte, o montante do prémio pago pelo segurado e o montante da indemnização em caso de morte ou invalidez dependem da situação.
Porque é que vale a pena ter seguro de vida?
Agora que conhece todos os pormenores sobre seguros de vida, vale a pena compreender as suas vantagens. A primeira delas diz respeito à própria natureza deste contrato: os dependentes terão a garantia de um rendimento em caso de morte do titular. Por conseguinte, isto ajudará no planeamento da sucessão e trará uma cobertura para esta situação já de si difícil.
Discussion about this post