O dispositivo semelhante a uns óculos convencionais funciona autonomamente e foi apresentado na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES).
Durante a feira CES 2023, a TCL Corporation, uma empresa multinacional chinesa de electrónica, apresentou o TCL RayNeo X2, que pode parecer um acessório convencional, mas que na realidade emprega muita tecnologia. O dispositivo utiliza realidade aumentada para exibir informação digital na lente. Além disso, é capaz de traduzir textos, fala em tempo real, tira fotografias com 16 megapixels e indica caminhos a partir do GPS.
A interacção com o dispositivo é independente de qualquer outro dispositivo. Ou seja, o seu funcionamento é autónomo e pode optimizar algumas tarefas diárias, tais como a verificação de uma rota desconhecida.
Para as funções indicadas, o RayNeo X2 baseia-se num ecrã microLED que é projectado à frente dos olhos do utilizador. A ficha técnica inclui RAM de 6 GB e armazenamento interno de 128 GB, para armazenar fotos, vídeos e outros ficheiros. Ainda neste sentido, vale a pena mencionar que a estrutura inclui giroscópio, acelerómetro, bússola e sensor de pressão, o que permite o acesso a recursos variados.
Os comandos podem ser feitos por meio de um painel táctil na haste e também por voz. Através dele, é possível registar os cliques e até seleccionar uma música, uma vez que o dispositivo também toca música através dos seus altifalantes direccionados para o ouvido. Assim, só quem está a usar o dispositivo é capaz de ouvir o que está a tocar.
Sem detalhes sobre a duração da bateria do RayNeo X2, o que se sabe é que pode ser recarregado com a ajuda de um cabo USB-C, mas não precisa da ligação a todo o momento, porque tem um componente capaz de conferir autonomia energética.
A novidade deverá chegar ao mercado ainda este ano, e espera-se que chegue a alguns países ainda no primeiro trimestre. Entretanto, os preços ainda não foram divulgados.