A comunicação clara e eficiente é uma das bases para a construção de equipas sólidas. Trata-se de uma capacidade altamente valorizada entre profissionais de diferentes áreas e que potencia os resultados das empresas. Tão importante como ter uma mensagem bem formulada é transmiti-la eficazmente ao seu público.
Por este motivo, as capacidades de comunicação dos profissionais são consideradas de grande importância. No entanto, a comunicação não se restringe apenas à palavra escrita ou falada. Ela ocorre sob quatro formas: verbal, não verbal, escrita e visual.
1. Comunicação verbal
Quando se fala de comunicação, é natural pensar directamente no tipo verbal. É basicamente o uso da linguagem para formar uma frase, ou seja, as palavras são usadas para comunicar o que é desejado.
Este tipo de comunicação tem grande relevância na nossa vida quotidiana porque é eficiente e instantânea. No ambiente de trabalho, as pessoas utilizam-na em várias situações, tais como reuniões, apresentações ou conversas entre si.
Para melhorar a sua comunicação verbal é preciso, antes de tudo, ter confiança na sua voz. Isto ajuda-o a transmitir as suas ideias de forma mais clara aos outros. Use um tom de voz forte e firme para que todos possam ouvir o que está a ser dito facilmente e sem dúvidas.
Evite marcadores do discurso
Os marcadores de discurso são palavras ou sons usados para preencher pausas durante uma conversa. A utilização excessiva destes marcadores pode confundir e até aborrecer a audiência. Por isso, tenha cuidado com o uso de “certo”, “ok”, “você sabe”, “certo”, entre outros.
Preste atenção à linguagem corporal
A sua postura enquanto fala também transmite uma mensagem. Se estiver sentado, por exemplo, tente mantê-la, com a mão sobre a mesa. Mostrar confiança através da linguagem corporal é importante para comunicar de forma mais eficaz.
2. Comunicação não verbal
A comunicação não verbal é caracterizada pela transmissão de mensagens através de gestos, expressões faciais e/ou linguagem corporal. É bastante comum que este tipo de comunicação seja combinado com a comunicação verbal. Em muitos casos, esta combinação acontece de forma não intencional.
As pessoas tendem a prestar atenção aos sinais não verbais do orador para tentar compreender o que este está a pensar. Assim, é muito importante encontrar formas de expressar mensagens positivas através de técnicas não verbais.
Para melhorar a sua comunicação não verbal, deve conhecer os efeitos físicos das suas emoções. Quando nos sentimos tensos, por exemplo, é natural que torçamos as sobrancelhas. Para evitar que as nossas emoções interfiram com a mensagem que queremos transmitir, é essencial aprender a controlar estas manifestações físicas. Ao identificar um reflexo físico de uma emoção como o nervosismo, tente neutralizá-lo.
As mensagens não verbais precisam de corroborar o que está a ser dito por palavras. Assim, ao dizer que se sente confiante, é importante manter a sua postura altiva, porque encolher os ombros dará a ideia de que não acredita realmente nisso. Observe o comportamento das suas mãos enquanto fala e tente manter uma postura confiante.
3. Comunicação escrita
A comunicação escrita é caracterizada pela representação de pensamentos, mensagens, ideias e dados através da forma de texto.
Para melhorar a sua comunicação escrita, primeiro deve planear o que vai ser escrito. A estruturação do texto é fundamental para que a mensagem seja transmitida. Os pensamentos mais importantes devem ser listados antes de se escrever. No final da composição do texto, verificar se todos eles são apresentados de forma coerente.
Para que a comunicação escrita seja eficiente, deve ser simples. A sobrecomplicação do seu texto pode torná-lo ambíguo e dificultar a compreensão da mensagem principal.
Antes de enviar a sua mensagem escrita ao seu público, é uma boa ideia lê-la. Procure erros ortográficos e gramaticais, assim como possíveis ambiguidades.
4. Comunicação visual
Este tipo de comunicação funciona como uma ajuda para a transmissão de uma mensagem. Exemplos: imagens, diagramas, símbolos, arte, entre outros.
Pode ser muito útil para explicar informações mais complexas. Numa apresentação de um projecto aos colegas de equipa, a comunicação visual pode ser um aliado para tornar as mensagens mais claras.
Para melhorar a sua comunicação visual, utilize imagens simples e fáceis de compreender
Ao decidir utilizar elementos visuais, é essencial considerar o seu público e optar por elementos que sejam facilmente interpretados. É importante que sejam simples e não exijam explicação da sua função.
Para garantir que os elementos visuais funcionam e não enviam mensagens diferentes das esperadas, peça ajuda aos seus colegas. Mostre os elementos a diferentes pessoas e peça-lhes que lhe digam o que entendem. A informação visual nem sempre é necessária.