Quando inicia um novo ano, possivelmente, coisas como “poupar dinheiro” e “mudar a forma como eu cuido das minhas finanças” figuram na lista de intenções de muitas pessoas.
De acordo com a planeadora financeira Cássia Brosque, citada pelo portal Exame, existem quatro possíveis hábitos financeiros para pôr em prática em 2023 e construir uma relação mais saudável com o dinheiro.
1. Compreender quanto é que realmente ganha
As pessoas têm tendência a gastar de acordo com o montante bruto do salário, aquele que aparece no cartão de trabalho, como se este fosse o montante disponível todos os meses.
“É importante contar sempre apenas com o rendimento líquido, ou seja, descontando todos os impostos, contribuições para a segurança social, seguros de saúde, co-participações e afins. Verá que o valor será bastante diferente”.
É sobre este valor final (que pode ser diferente a cada mês) que deve ser feito o seu controlo financeiro.
2. Pague-se primeiro
Assim que o seu salário entrar na sua conta, reserve uma quantia e invista-a para realizar um plano específico ou para o futuro, semelhante a uma conta doméstica fixa, tal como energia ou internet, que deve ser paga mensalmente.
“A dica aqui é começar pouco a pouco e continuar a aumentar todos os meses para que se habitue a esta ‘conta para si'”, aconselha a especialista.
Ao fazer isto sistematicamente, segundo Brosque, pode pagar o custo de vida mensal, mas sem desistir dos seus planos, seja para criar uma reserva financeira para emergências, comprar algo, fazer uma viagem ou um curso. “E ainda tem a satisfação de fazer algo por si próprio”, sublinha a especialista.
3. Fazer uma limpeza financeira frequentemente
Pequenas despesas fixas desnecessárias irão consumir o seu rendimento mensal sem que se aperceba disso. É por isso que Cássia Brosque recomenda a adopção periódica do hábito de limpar as contas.
Um bom começo é verificar a conta do cartão de crédito e o extracto bancário. “Verifique se tudo o que existe é realmente necessário, se tem utilidade, se tira proveito dela. Preste especial atenção aos serviços que paga mensalmente.
Cássia Brosque sugere também que, em despesas inevitáveis, se tente negociar contratos com fornecedores para obter melhores preços, como fornecedores de serviços de Internet e telefone. Rever regularmente as contas mensais está também entre as dicas para uma vida financeira mais equilibrada em 2023.
4. Simplifique a sua vida financeira o mais possível
Finalmente, a especialista aconselha a deixar a rotina financeira mais simples, o que torna a relação com o dinheiro mais prática e a gestão da despesa mais clara. Para tal, sugere, por exemplo, avaliar a necessidade real de ter mais do que uma conta bancária ou vários cartões de crédito.
Discussion about this post