Desenvolvido pela empresa americana Aeolus, o robot Aeo foi apresentado na Consumer Electronics Show (CES) 2023, a maior feira de tecnologia do mundo, que decorreu entre os dias 5 a 8 de Janeiro em Las vegas.
Para além de desinfectar superfícies, a invenção pode também ajudar a cuidar de idosos, detectando se a pessoa caiu ou precisa de ajuda médica.
O Aeo tem uma navegação autónoma graças a uma série de câmaras e sensores infravermelhos na sua base. O robot tem também a capacidade de usar o seu braço direito para abrir portas e subir em elevadores, enquanto desinfecta superfícies usando luz ultravioleta, e pode também ajudar com a segurança, uma vez que tem a capacidade de notar janelas abertas, intrusos ou objectos perdidos. Outro serviço do Aeo é a entrega de alimentos ou produtos em geral.
Vale a pena mencionar que também pode ser operado remotamente quando necessário.
“Equipado com dois braços, o Aeo usa um para executar tarefas vitais como a entrega ou desinfecção, enquanto o segundo braço opera elevadores e abre portas. Superando as limitações humanas para melhorar a produtividade organizacional, o Aeo automatiza tarefas para máxima precisão e repetibilidade, e reduz potenciais problemas de segurança para o pessoal atribuindo tarefas inconvenientes”, aponta a descrição do robot no website da empresa.