Nunca é tarde demais para fazer uma mudança de carreira. Depois de exercer uma profissão durante vários anos, as pessoas ‘encostam-se à parede. Sentem-se esgotadas e exaustas, o que as faz perder a sua paixão.
Há uma escolha difícil a fazer: continuar a seguir em frente, na esperança de que as coisas melhorem, ou é tempo de tentar algo diferente e reinventar a sua carreira? Também pode ser que as tendências de crescimento rápido, como a inteligência artificial, tenham transformado o seu trabalho e agora está a ser forçado a dar um próximo passo.
Em qualquer dos casos, considere cuidadosamente o que pretende fazer a seguir. Avalie honestamente os seus pontos fortes e fracos e pense em como os seus talentos e experiências anteriores podem traduzir-se num tipo de trabalho diferente. Comece a explorar papéis que despertem o seu interesse. Faça cursos on-line para aprender novas competências e criar uma estratégia para reacender a sua carreira. Pense em escolher algo significativo que lhe ofereça um sentido de propósito e o salário que deseja. Evite adiar e ficar paralisado – comece já.
Começar algo novo pode prejudicar o seu estatuto social
Começar algo novo levará tempo e haverá obstáculos a ultrapassar. Poderá ter de dar alguns passos atrás para se mover numa nova direcção. Se começar de novo, o salário provavelmente não se aproximará do que estava a ganhar antes.
Terá de largar o ego. A maioria das pessoas valoriza-se pelo estatuto social da empresa para a qual trabalha, a sua posição, quanto ganha e quanto tem na sua conta bancária e carteira de acções. Será preciso força mental e coragem para aceitar que se está em transição. As pessoas podem olhar para si de forma diferente.
A realidade financeira da mudança de carreira
A situação financeira é algo a considerar. Assegure-se de ter fundos suficientes disponíveis para se dedicar a embarcar na sua nova carreira.
Tenha cuidado ao pensar na profissão ou empresa que pretende exercer. Faça os seus trabalhos de casa para descobrir se a mudança lhe pagará o suficiente para apoiar o estilo de vida que deseja e se há uma oportunidade de crescer.
Encontre pessoas que estejam actualmente envolvidas na profissão em que deseja entrar. Procure um mentor que possa oferecer conhecimentos, conselhos e orientação em primeira mão.
Tenha cuidado com as pessoas que lhe dizem para “seguir a sua paixão”. É o conselho cliché oferecido em quase todos os discursos de graduação. Seguir a sua paixão parece excitante, mas há um problema. A maioria das paixões não se traduzem num trabalho que pague bem.
Uma expectativa mais realista é concentrar-se naquilo em que é bom e ter as capacidades necessárias. Com o tempo, encontra paixão no seu trabalho porque continua a ter sucesso, a avançar na sua organização e a receber aumentos, promoções, bónus e ofertas de emprego de outras empresas.
Um passo de cada vez
Tente ser guiado por esta prática japonesa: Kaizen é a mentalidade e a prática de se melhorar a si próprio com com pequenos passos diariamente. A construção de hábitos positivos acumula-se com o tempo e permite alcançar os seus objectivos.
Depois de se mudar para uma nova indústria, poderá não ganhar tanto como antes. Não fique frustrado ou desista demasiado cedo. Com o tempo, a sua situação financeira irá melhorar à medida que ganhar experiência. Como está altamente motivado, trabalhará mais e de forma mais inteligente do que os seus colegas. A gerência notará isto e oferecer-lhe-á tarefas e promoções de alto nível.
Tente reinventar o seu trabalho dentro da empresa
Talvez não precise de deixar o seu trabalho para se reinventar. Há uma tendência emergente de criação de empregos. A ideia é repensar e mudar a natureza do seu papel de acordo com as suas necessidades, desejos e ambições. Com o seu chefe, equipa de recursos humanos e decisores internos, comece a fazer mudanças na descrição do seu trabalho. Acrescente novas responsabilidades que ofereçam significado e propósito.
Pode sempre voltar atrás
Se o novo emprego ou profissão não resultar, não desanime. Depois de fazer estas mudanças, sentir-se-á mais confortável a correr riscos e a procurar novas oportunidades.
Na pior das hipóteses, poderá voltar à sua profissão anterior ou tentar encontrar uma nova oportunidade. Desde que tenha confiança em si próprio, pode continuar a tentar até encontrar o ajuste certo que o deixe feliz, realizado e a ganhar o dinheiro que deseja.
Forbes
Discussion about this post