Foi no passado dia 6 de Janeiro, na Consumer Electronics Show (CES) 2023, a maior feira de tecnologia do mundo, que a Peugeot apresentou o seu mais recente protótipo. A grande novidade é que não precisa de uma ligação física entre as rodas e a direcção.
O Inception é um vislumbre do que a marca francesa pretende para os seus futuros modelos eléctricos e há em particular uma característica que, em breve, veremos nos automóveis de produção.
No Inception, a Peugeot estreou a nova geração do sistema i-Cockpit, em que o grande destaque vai para o Hypersquare, um volante com um design inspirado nos videojogos. Este volante não precisa de ligação física, portanto não tem uma coluna de direcção e passa assim a ser controlado através de electrónica.
A ergonomia extrema do Hypersquare cria, segundo a Peugeot, “uma forma nova, natural, mais simples e segura de condução. Novos gestos para novos prazeres de condução”. O objectivo da fabricante gaulesa é colocar este volante nos carros do dia-a-dia até 2030.
Como funciona?
Com comandos eléctricos digitais, o Hypersquare contém um ecrã com células circulares nos quatro cantos, que têm várias funções como a pega totalmente natural e universal do comando de direcção, o conforto de condução na ponta dos dedos e a activação dos controlos do veículo por impulsos simples do polegar.
No fundo, a operacionalização deste volante assemelha-se a gestos que diariamente fazemos com os nossos smartphones.
Com um aro feito através de impressão 3D, ao centro temos um ecrã tipo tablet dedicado à demonstração de informação. Funções como a climatização, o volume do rádio ou as ajudas de condição são exibidos em dois painéis laterais para facilitar o acesso ao comando escolhido.
Além disto, importa salientar que o Hypersquare é combinado com um ecrã flexível em segundo plano que exibe informações de condução ou de infoentretenimento a 360 graus.