O Consumer Electronics Show (CES) é a maior feira de tecnologia do mundo e, como todos os anos, trouxe várias inovações à indústria, surpreendendo o público com novas formas de utilização de tecnologia nunca antes vistas.
Confira os dez destaques de inovações curiosas lançadas no CES deste ano, que decorreu em Las Vegas entre os dias 5 a 8 de Janeiro.
Instrumento Terapêutico
O CRDL é um instrumento terapêutico que funciona com ligações significativas, e que é fundamental para pessoas com deficiências físicas ou cognitivas, pois visa melhorar a experiência emocional. Funciona a partir do toque à medida que o movimento é executado.
A ideia inovadora é de dois arquitectos, Dennis Schuivens e Jack Chen, co-fundadores da empresa com o mesmo nome (CRDL), que promove a inovação em instalações para idosos e ambientes de cuidados domiciliários na Holanda.
Fato exoesqueleto biónico
A German Bionic, uma empresa alemã de robótica, revelou um fato que poderá “revolucionar a segurança no local de trabalho” ao ser capaz de reduzir dor e lesões. O exoesqueleto está a registar uma grande evolução e a empresa quer testá-lo em pessoas com dificuldades de locomoção ou mobilidade corporal reduzida.
Excursões virtuais
A Beeyonder é uma empresa que criou uma curadoria de guias turísticos para realizar visitas virtuais em destinos variados. A ideia é “ajudar a expandir a definição tradicional de viagem”, sendo capaz de proporcionar uma experiência personalizada e íntima a pessoas em diferentes lugares.
CAPNOS Zero
O estudante Brendan Wang queria deixar de fumar, mas após várias tentativas falhadas teve a ideia de criar algo para suprir a falta de cigarros. Surgiu, assim, o CAPNOS Zero, que funciona como um vape com ar de sabor pressurizado. A empresa já vendeu mais de 20 mil unidades e cerca de 75% dos clientes já deixaram a nicotina.
Piano Roland com Drone Surround Sound
A marca japonesa Roland criou um modelo de piano conceptual para celebrar o 50.º aniversário da empresa. Durante o CES 2023 apresentou um piano que inclui drones com altifalantes que criam um efeito de som surround (um padrão de áudio que procura garantir ao utilizador um maior nível de imersão e uma experiência mais próxima da realidade), o que chamou a atenção de muitas pessoas que nunca tinham visto drones para exibições sónicas antes.
Veículo de Transporte Autónomo
O HOLON é um veículo de transporte público autónomo com capacidade para 15 pessoas por viagem. Espera-se que seja testado na Alemanha no final deste ano e em 2025 estará a funcionar nos Estados Unidos.
Robot de Colheita Agrist
A empresa japonesa AGRIST desenvolveu um robot de colheita que funciona a partir da Inteligência Artificial e pode identificar e colher automaticamente pimentos prontos. A criação ganhou destaque no sector da agrotecnologia e recebeu o Prémio CES 2023 Inovação na categoria de robótica.
Icoma Tatamel
O Icoma Tatamel é uma bicicleta eléctrica que imita a forma de uma mala. O seu lançamento está previsto para 2023, mas a empresa que desenvolveu o projecto está ainda a aprimorar o alcance, a velocidade, o tamanho da roda e o custo total.
U-Scan
O U-Scan, desenvolvido pela empresa americana Withings, é um dispositivo de 90mm capaz de monitorizar a saúde do utilizador através da urina. Pode ser inserido em qualquer parte do sanitário, tem um cartucho descartável e um leitor com um sensor térmico. A ideia surgiu porque a urina contém diariamente muita informação de saúde e este formato de recolha é menos invasivo do que um teste de sangue ou os testes que utilizam o tradicional pote de recolha.
Quase todas as edições do CES têm um conceito de carro voador. Este modelo ganhou destaque porque muda a sua forma para caber num lugar de estacionamento regular, uma estratégia que os criadores afirmam ser intencional.