O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, declarou esta quinta-feira, 5 de Janeiro, que o ANC, no poder, deve servir a sociedade sul-africana, reiterando o compromisso do partido em combater a corrupção no seio da organização e da administração do Estado.
“No centro das tarefas identificadas pela conferência em Dezembro está a necessidade de restaurar o nosso relacionamento com o povo da África do Sul. O nosso dever enquanto ANC [Congresso Nacional Africano] é mobilizar o nosso povo, mas, mais importante, conforme claramente definido na nossa Constituição, é servir o povo da África do Sul”, declarou o líder do partido no poder e actual chefe de Estado.
No seu discurso, Ramaphosa adiantou que os delegados do 55.º congresso nacional do partido, que retomou virtualmente esta quinta-feira a sua conclusão em Bloemfontein, província sul-africana de Free State, “assumiram uma posição firme contra a corrupção dentro das nossas próprias fileiras, no Estado e também em toda a sociedade. Precisamos de agir com maior urgência, mas também com maior propósito para encarar os desafios que o nosso povo enfrenta”, salientou o líder sul-africano, referindo-se à maioria negra, a base eleitoral do Congresso Nacional Africano que celebra o 111.º aniversário da sua fundação no próximo domingo.
Ciryl Ramaphosa sublinhou ainda que “precisamos de conquistar a posição de líder da sociedade através do nosso trabalho, entre o nosso povo, e também reconquistar a confiança do povo deste país.”