O sector de cripto e DeFi (finanças descentralizadas) perdeu, em ataques de hackers e com fraudes, mais de 3,9 mil milhões de dólares, segundo um relatório da Immunefi (uma startup com escritório em Lisboa que recompensa os programadores que detectam falhas de segurança em contratos digitais na área financeira).
No documento, divulgado esta quinta-feira, 5 de Janeiro, a plataforma de bug bounty, que também ajuda a identificar e resolver vulnerabilidades e fornece serviços de segurança para DeFi, adiantou que “no total, o ecossistema cripto e DeFi testemunhou uma perda impressionante de 3,9 mil milhões de dólares em 2022”.
Só no quarto trimestre do ano passado, o ecossistema de cripto e DeFi sofreu uma perda de 1,6 mil milhões de dólares, tendo sido “marcado particularmente pelos ataques à FTX, no valor de 650 milhões de dólares, e à BNB Chain, no valor de 570 milhões de dólares”, de acordo com a mesma fonte.
Segundo a Immunefi, “a BNB Chain ultrapassou a Ethereum para se tornar no principal alvo de ataques entre blockchain em 2022, com 65 incidentes”, tendo a Ethereum testemunhado 49 incidentes.
Por sua vez, a Solana, “que não estava entre as dez primeiras blockchains alvos de ataques no ano passado, chegou ao terceiro lugar no top este ano”.
A blockchain é um registo descentralizado de transacções numa base de dados digital, que é a tecnologia subjacente à Bitcoin e a outras criptomoedas, mas com o potencial para suportar uma grande variedade de negócios.