A empresa pública de energia, Electricidade de Moçambique (EDM), investiu recentemente mais de 75 milhões de meticais para a conclusão das obras de construção da subestação do bairro de Khongolote, o que vai permitir a melhoria da qualidade de energia fornecida ao município da Matola, na província de Maputo.
A informação foi avançada pelo PCA da EDM, Marcelino Gildo, durante uma visita de trabalho efectuada na semana passada à infra-estrutura, para avaliar a disponibilidade da subestação para os clientes.
Segundo o PCA, o investimento, com base em fundos próprios da empresa, criou também condições para a melhoria da qualidade dos serviços prestados nos bairros de Infulene e Muhalaze também localizados na província de Maputo.
Sobre as obras de construção da subestação do bairro de Khongolote, Marcelino Gildo explicou que se aproveitou “algum equipamento que retirámos de outras subestações em que ocorreram remodelações, no caso concreto da Machava, que recebeu um novo transformador. Aproveitámos também os equipamentos recuperados aquando do desmantelamento da central de Greko, na Mozal.”
Actualmente, a EDM conta com cerca de 2,7 milhões de clientes, tendo como meta atingir os seis milhões até 2030.
A empresa, no ano passado, realizou um total de 348 mil novas ligações em todo o País, sendo que, para 2023, estão projectadas mais 320 mil.