A praia do Tofo, na Província de Inhambane, acolheu o Tofo Surf Series entre os dias 17 e 18 de Dezembro, com o apoio da empresa de produtos químicos e energia, Sasol.
Divididos em seis categorias, 75 atletas de diferentes idades participaram na terceira edição do campeonato, representando um crescimento de 25% em relação à edição anterior, decorrida em Junho deste ano.
Com o objectivo de proporcionar lazer e recreação, criando hábitos de vida saudáveis, e dinamizar o turismo em Inhambane, o campeonato foi uma iniciativa da associação de surf local, a Boardriders.
Elvira Chaúque, em representação do secretário de Estado em Inhambane, mostrou interesse na continuidade desta modalidade desportiva e apelou ao engajamento dos participantes, uma vez que são “eles os pioneiros nas competições a nível nacional e os representantes de Moçambique em competições internacionais”, frisou.
Já Bruno Lopez, presidente da associação de surf, referiu que a dinâmica trazida pelo apoio da Sasol torna a participação de Moçambique num mundial de surf cada vez mais próxima.
Além desta competição, a Sasol apoiou também, recentemente, a organização do Campeonato Africano de Futebol de Praia, em Vilankulo, e o Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino – Liga Sasol, em Maputo.