A gigante da pesquisa revelou que a aplicação da câmara inteligente será capaz de decifrar os rabiscos dos profissionais de saúde nas receitas.
A Google está a tornar o Lens numa ferramenta impressionante, no que toca à identificação de letra manuscrita. Esta é uma óptima notícia para aqueles que têm dificuldades em perceber as receitas médicas, pois muitas vezes os profissionais de saúde escrevem de forma imperceptível ao olhar do comum mortal.
Por norma, este tipo de letra precisa da interpretação treinada de um farmacêutico, se bem que muitas vezes estes também não entendam. E, para ajudar nesse processo, a Google anunciou a nova função do Google Lens numa conferência realizada na Índia, onde revelou estar a trabalhar com farmacêuticos para decifrar letras de médicos mesmo quando estas pareçam ilegíveis.
Quando a tecnologia estiver pronta, bastará abrir o Google Lens e tirar uma foto da receita ou ainda abrir uma imagem através da aplicação Google Fotos. Após o processamento, o Lens identificará e destacará os medicamentos receitados na imagem.
“Isso actuará como uma tecnologia de acessibilidade para digitalizar documentos médicos manuscritos, aumentando a participação humana no processo, como farmacêuticos. Contudo, nenhuma decisão será tomada exclusivamente com base na solução proporcionada por esta tecnologia”, referiu a Google.
Segundo as informações, esta funcionalidade será disponibilizada aos programadores dentro de poucos meses. É esperado que a novidade chegue primeiro à Índia, pois a empresa está a trabalhar para suportar mais de 100 idiomas locais no sul da Ásia, onde a ferramenta tem mais de 500 milhões de utilizadores.
Esta funcionalidade não será só para esta área, pois irá identificar o manuscrito em qualquer cenário.