A principal dica é planear. Mais do que organizar o itinerário dos passeios ou reservar bilhetes para uma viagem, é essencial pensar nos custos envolvidos e mesmo no que pode fazer para poupar nas férias.
Defina quanto é que as suas férias vão custar
Antes de fazer quaisquer planos, é essencial saber quanto é que as suas férias podem custar. Afinal de contas, a ideia é fazer com que o seu período de descanso se ajuste ao orçamento e não o contrário.
Para isso, compreenda quantos dias de férias quer tirar, que actividades serão realizadas ou se vai fazer uma viagem. Se for com toda a família, vale a pena considerar o total das despesas e custos por pessoa.
Não se esqueça de orçamentar bilhetes, alojamento, alimentação, excursões, viagens e até mesmo as lembranças da viagem.
Ao definir um montante máximo, pode pôr em prática os seus planos. E não se esqueça de incluir uma margem para imprevistos que possam gerar despesas extras, como uma mala perdida ou uma viagem de última hora.
Crie uma reserva de férias
Depois de descobrir quanto pode gastar nas férias, vale a pena constituir uma reserva financeira exclusivamente para este fim. Para ser bem organizado, pode poupar dinheiro desde o momento em que os planos começam a tomar forma ou mesmo antes de começar a fazer planos.
Se as férias forem muito próximas, pode adoptar esta estratégia para o próximo período de descanso. Mas mesmo que só faltem algumas semanas, ainda vale a pena poupar dinheiro agora. Desta forma, é possível reduzir parte das despesas.
Faça escolhas estratégicas
É também essencial tomar boas decisões para gozar as suas férias com mais tranquilidade. Neste caso, vale a pena pensar em formas de utilizar o seu dinheiro de forma mais inteligente e sem comprometer o resto do orçamento do ano.
Se tem milhas aéreas disponíveis, que tal escolher um destino que esteja de acordo com o seu equilíbrio? Desta forma, não terá de gastar nada a mais em bilhetes. Mesmo assim, vale a pena pensar em destinos fora da época alta, porque são mais baratos.
Além disso, deverá pesquisar preços e ofertas. Por vezes, um pacote é mais barato, mas noutras situações é melhor contratar tudo separadamente.
Não se esqueça de tentar antecipar os pagamentos tanto quanto puder. Ao comprar bilhetes ou reservar alojamento com antecedência, por exemplo, pode obter melhores condições e evitar acumular despesas.
Mantenha-se a par das suas despesas
Para além de estabelecer o orçamento para as suas férias, vale a pena manter um registo de todas as despesas para se certificar de que estão dentro do limite estabelecido. Pode verificar as despesas por dia e em relação a todo o feriado, por exemplo. Desta forma, é mais fácil evitar compras por impulso e outras despesas adicionais.
O controlo é também importante para evitar dívidas. Este é um problema que pode ocorrer, em particular, pela utilização descontrolada do cartão de crédito durante a viagem. Portanto, vale a pena registar e verificar as suas despesas para evitar surpresas quando voltar à sua rotina.
Mantenha os investimentos no período
Não deve esquecer o seu planeamento financeiro anual. Afinal de contas, cuidar do seu orçamento e investimentos numa base contínua pode ajudá-lo a alcançar cada um dos seus objectivos.
Tente manter os seus investimentos mesmo durante as férias. Depois, precisa de continuar a poupar dinheiro para criar ou expandir a sua carteira de investimentos. Desta forma, aproveita as oportunidades, mantém a sua estratégia de aplicações frequentes e aproxima-se dos seus sonhos.
Discussion about this post