A empresa líder mundial de tecnologia sem fios, Qualcomm, anunciou o lançamento da sua Plataforma Africana de Inovação, um conjunto de programas de mentoria, educação e formação, criado para apoiar o desenvolvimento do ecossistema tecnológico emergente de África.
A plataforma fornecerá recursos e apoio a universidades locais, startups de pequena a média dimensão, concederá aos participantes a oportunidade de interagir com os engenheiros da Qualcomm e o seu conjunto de capacidades de última geração para plataformas e tecnologias móveis, incluindo 4G, 5G, IoT, AI, e aprendizagem de máquinas.
“A Plataforma irá estimular a inovação em torno do desenvolvimento de produtos, inspirar a aprendizagem, alimentar a investigação e aumentar a consciência em torno do valor da propriedade intelectual em todo o continente”, afirmou Enrico Salvatori, vice-presidente sénior e presidente para a Europa/Médio Oriente e África da Qualcomm Europe. “No seu núcleo, a Qualcomm é um motor de I&D, e estamos orgulhosos que este programa não só inspire a próxima geração de inventores, como também alimente o ecossistema tecnológico mais vasto.”
Os representantes da Qualcomm irão envolver e colaborar com governos, associações comerciais e outras partes interessadas em todo o continente, incluindo a União Africana de Telecomunicações (ATU), para lançar a Plataforma de Inovação de África.
“A ATU saúda a Iniciativa de Inovação Africana da Qualcomm e, trabalhando em conjunto, aguarda com expectativa a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), catalisando novas oportunidades de negócio e contribuindo para a resolução de desafios em vários sectores, tais como a educação, saúde, agricultura, movimento, comércio e serviços governamentais”, disse o representante da ATU.
A Plataforma de Inovação da Qualcomm para África inclui uma série de programas diferentes, mas o principal, do ponto de vista da empresa, é o seu Programa de Mentoria para startups, que permitirá a identificação daquelas em fase inicial, que desejem aplicar tecnologias avançadas de conectividade e processamento a soluções inovadoras de sistemas ponta-a-ponta, incluindo hardware, e ainda fornecer-lhes [às startups) coaching empresarial, acesso a consultoria de engenharia para o desenvolvimento de produtos e orientação sobre a protecção da propriedade intelectual.
“Na Qualcomm, sempre fomos apaixonados pela inovação. A Plataforma Africana de Inovação é um novo e excitante programa que se baseia no nosso trabalho próximo com governos, operadores e organismos de normalização de telecomunicações ao longo dos últimos anos”, disse Elizabeth Migwalla, vice-presidente e chefe dos assuntos governamentais (Médio Oriente e África) na Qualcomm International. “Os programas que compõem esta plataforma acabarão por ajudar as empresas africanas a servir os mercados em todo o continente e a concretizar as suas ambições globais, acelerando ainda mais o crescimento da economia de criação em África”.
As candidaturas para estes programas estão abertas agora, e os detalhes do processo de candidatura, critérios de elegibilidade e benefícios podem ser encontrados no website da Qualcomm.