O Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) desembolsou este ano 45 mil milhões de kwanzas (85,7 milhões de euros) para financiar projectos nos sectores da agricultura, comércio e distribuição, pecuária e indústria transformadora, anunciou esta terça-feira, 20 de Dezembro, o Governo.
Segundo o secretário para a Economia de Angola, Ivan dos Santos, o BDA aprovou 1807 projectos, correspondentes a mais de 71 mil milhões de kwanzas (135,2 milhões de euros), estando 714 projectos a aguardar pelos respectivos desembolsos.
Ivan dos Santos, que falava no habitual briefing semanal, sublinhou que o financiamento do BDA se enquadra no Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), tendo sido aprovados 1807 projectos nos sectores da agricultura, com 413; comércio e distribuição, com 268; pecuária e indústria transformadora, com 106; e pescas, com 82. Foram estes os cinco sectores mais beneficiados, tendo sido ainda contempladas as áreas do turismo, resíduos urbanos, têxteis e vestuário.
O governante angolano frisou que, até ao momento, a Unidade Técnica de Projectos concluiu 3583 dossiers, tendo submetido 2071 ao BDA.
“O BDA aprovou 1807 projectos, já financiou 1093 e aguardam pelos respectivos desembolsos 714 projectos. Estão em carteira da Unidade Técnica de Projectos do INAPEM 1512 projectos que aguardam por disponibilidade financeira para o efeito”, esclareceu o secretário de Estado para a Economia de Angola.
O PAC tinha como meta inicial a aprovação de mil projectos, mas face à procura de financiamento foram aprovados mais 807 dossiers de crédito, “o que, por si só, revela a necessidade de financiamento da produção interna.”
Os projectos financiados têm um período de carência de 15 meses, e os primeiros reembolsos devem começar a ser feitos em Agosto do próximo ano.
Discussion about this post