O Presidente da República, Filipe Nyusi, demonstrou hoje, 20 de Dezembro, durante a apresentação do Informe sobre o Estado Geral da Nação, a sua satisfação com a implementação da Tabela Salarial Única (TSU) na função pública.
Filipe Nyusi acredita que a nova configuração oferece equilíbrio salarial para os funcionários do Estado e produz benefícios de forma inclusiva.
“A TSU oferece maior protecção aos agentes e funcionários do Estado quando passam à reforma, situação diferente da que se verificava anteriormente. Boa parte dos funcionários ganhavam mais em subsídios relativamente ao salário base. Sendo os pagamentos, na fase da reforma, feitos de acordo com o salário, verificava-se uma situação prejudicial para os reformados”, explicou o chefe de Estado moçambicano, citado pelo portal Profile.
Por outro lado, o Presidente da República disse estar ciente da complexidade e do enorme desafio que a implementação da TSU oferece e, por essa razão, espera contar com a colaboração e solidariedade de todos.
Recorde-se que os funcionários públicos começaram em Outubro do ano curso a receber salários com base na nova Tabela Salarial Única.