O Banco de Moçambique (BdM) comunicou esta quinta-feira, 15 de Novembro, que indicou Adelina José Chilaúle, quadro sénior da instituição, para desempenhar as funções de inspectora residente no Standard Bank, com efeitos a partir do dia 14 de Dezembro de 2022, em substituição de Zaituna Raul Chilaúle.
Segundo o BdM, a indicação surge da necessidade de manter o acompanhamento contínuo das actividades do Standard Bank, de modo a salvaguardar os interesses dos clientes e assegurar a estabilidade do sistema financeiro.
“A nova inspectora residente dará continuidade à monitoria das acções de melhoria dos sistemas e tecnologias de informação, da cultura de risco e dos controlos internos do Standard Bank e participará em reuniões relevantes dos órgãos colegiais”, detalha o comunicado divulgado pelo Banco de Moçambique.
A instituição informou ainda que os accionistas do Standard Bank e a sua administração continuam a colaborar com vista a sanar as irregularidades detectadas no âmbito das avaliações conduzidas, e reitera que todas as operações no sistema bancário são realizadas dentro da normalidade e sem sobressaltos.
Recorde-se que, em Julho passado, o Banco de Moçambique anunciou que o Standard Bank vai continuar, por mais 12 meses, impedido de participar no mercado cambial interbancário, um ano após o regulador suspender a instituição neste tipo de operações por “infracções graves”.
Discussion about this post