O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apresentaram, esta quarta-feira, 14 de Dezembro, no Canadá, o relatório regional sobre o desempenho dos países africanos no âmbito do Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020.
Trata-se de um documento referente ao Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020 que traça o quadro de acção de todos os países e partes interessadas, para salvaguardar a biodiversidade e os benefícios que proporcionam às pessoas, e que foi apresentado à margem da Cimeira das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15).
No relatório, destaca-se o importante papel que os bancos multilaterais de desenvolvimento podem desempenhar no cumprimento dos objectivos de biodiversidade, prestando serviços de consultoria, desenvolvimento de capacidades, estudos de mercado e ligações com outros parceiros relevantes.
“Para África, é fundamental adoptar um quadro com objectivos que não só travem a perda de biodiversidade, mas que aumentem as oportunidades de melhorar a vida de muitos africanos, especialmente aqueles que dependem da biodiversidade para a sua sobrevivência, tendo em conta as prioridades da biodiversidade africana”, disse o presidente e co-fundador do Instituto para Meios de Subsistência Melhorados, Kalemani Jo Mulongoy.
As conclusões da síntese dos sextos relatórios nacionais sobre biodiversidade sustentam a posição de África nas negociações sobre o pós-2020 no âmbito do Quadro Global de Biodiversidade (GBF), ao mesmo tempo que elucidam no que diz respeito à implementação de estratégias e planos de acção nacionais sobre biodiversidade.
O representante do WWF, Innocent Maloba, afirmou que “o objectivo imediato após a adopção do GBF é actualizar as Estratégias Nacionais de Biodiversidade e Planos de Acção, para assegurar que reflectem a ambição do mesmo, e para começar a desenvolver planos nacionais de financiamento da biodiversidade”.
Maloba apelou ainda a uma abordagem multissectorial para a conservação da biodiversidade no sentido de alcançar os objectivos pós-2020 GBF.
Discussion about this post