Um seguro de acidentes pessoais tem o objectivo de proteger a pessoa segura e os seus beneficiários das consequências de um acidente que resulte da actividade do dia-a-dia, tanto a nível pessoal como profissional.
Chama-se acidente pessoal a um acontecimento imprevisível e independente da vontade da pessoa segura, podendo acontecer em qualquer lugar, e que causa lesões na saúde física ou na saúde mental, em consequência de lesões físicas provocadas por acidentes.
Quando os acidentes acontecem, o seguro de acidentes pessoais é muito útil pois garante o pagamento das despesas de tratamento necessárias e, em caso de morte ou invalidez permanente, garante o pagamento de uma indemnização aos beneficiários ou à pessoa segura, respectivamente.
Alguns conceitos relacionados com este seguro não são claros para todas as pessoas, por isso partilhamos três mitos comuns sobre o seguro de acidentes pessoais:
1. O seguro de acidentes pessoais é muito caro
É certo que o factor “preço” é algo subjectivo e depende de “carteira para carteira”. No entanto, o valor despendido no seguro de acidentes pessoais pode compensar, especialmente se pensar no custo de uma consulta de urgência no hospital privado, a que possivelmente recorrerá em caso de acidente. Também, geralmente, não existem diferenças no preço do seguro baseadas na idade da pessoa segura.
2. O seguro de acidentes pessoais é dispensável
Apesar de o seguro de vida ter cobertura de invalidez permanente, raramente cobre as situações de incapacidade temporária. Isto significa que, no caso de sofrer um acidente e não puder ir trabalhar durante algum tempo, possivelmente terá de recorrer às suas poupanças para cobrir os custos de tratamento e a perda do seu rendimento mensal.
3. O seguro de acidentes pessoais não oferece protecção suficiente
Além de poder garantir coberturas como a assistência em qualquer parte do mundo, pagamento de despesas médicas no estrangeiro e reembolso de despesas de tratamento, também assegura o pagamento de indemnizações em caso de morte acidental e invalidez permanente ou temporária.