O ano chega ao fim com o encerramento de mais uma temporada de música clássica, organizada pelo Projecto Xiquitsi, da Associação Kulungwana, com o apoio do Absa Bank.
A terceira temporada terminou com dois grandes espectáculos nos dias 9 e 10 de Dezembro, na Igreja Santo António da Polana e no Cine-Teatro Scala, em Maputo, respectivamente.
Na primeira noite, os convidados assistiram ao concerto da orquestra denominado “Noite de Família” dirigido por Estêvão Chissano. Na segunda noite, o “Concerto de Encerramento do Ano Lectivo” contou com a presença de convidados especiais como Wazimbo, Aniano Tamele e Marlene Preta Negra, que actuaram como solistas, com direcção orquestral de Kika Materula,.
“Para nós, é um orgulho podermos testemunhar a evolução destes jovens talentos nacionais. São iniciativas como esta que impactam positivamente a vida dos jovens e nas quais vemos incorporados os nossos valores, que nos movem e nos fazem querer ir cada vez mais longe na promoção da educação, arte e cultura nacional”, disse Tânia Oliveira, directora de Marketing e Relações Corporativas do Absa.
O projecto Xiquitsi é uma orquestra clássica que confere formação em instrumentos musicais de corda, sopro, repercussão e voz, procurando promover a inserção social e a possibilidade de mudança na vida de crianças e adolescentes que, através da prática colectiva de música, adquirem ferramentas essenciais para o desenvolvimento pleno das suas capacidades.
Há vários anos que o Absa apoia esta iniciativa com vista à promoção da inclusão, redução das desigualdades sociais e geração de múltiplas oportunidades através da música clássica.