A definição de objectivos SMART é um método que permite sistematizar a definição de objectivos e metas dos processos da Organização através da aplicação de cinco critérios. Esta ferramenta fornece as bases para o planeamento e cria condições mais favoráveis para o alcance dos objectivos definidos.
Assim sendo, na prática, para a definição de objectivos SMART, é necessário ter em consideração os seguintes parâmetros:
S – Specific (específico): os objectivos devem ser de fácil compreensão, especificando o que se pretende alcançar, onde, quando, como e quem serão os envolvidos.
M – Measurable (mensurável): é imprescindível ter bases para medir e quantificar os avanços ao longo do processo e para aferir se o objectivo foi ou não alcançado.
A – Attainable (alcançável): o objectivo deve ser realístico e alcançável, tendo em consideração o investimento que será necessário, em termos de recursos, custos, tempo, entre outras variáveis relevantes.
R – Relevant (relevante): conseguirmos reconhecer a importância de alcançar um determinado objectivo, tem um impacto benéfico para o negócio.
T – Time based (temporal): ter um horizonte temporal para que o objectivo seja alcançado, o que possibilita um melhor planeamento das actividades a realizar.
Quais os benefícios que os objectivos SMART trazem para a Gestão das Organizações
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2022), os objectivos SMART traduzem-se em:
Aumento da produtividade: a especificidade e precisão dos objectivos SMART contribuem para aumentar o foco da equipa e permitem ter métricas para uma avaliação realista da evolução e cumprimento dos objectivos, favorecendo a orientação e acção dos profissionais. Além disso, os trabalhadores sabem o que é esperado deles, o que contribui para terem uma postura mais eficaz e cuidada.
Promoção de uma gestão mais robusta: o método SMART envolve a manutenção de uma estrutura sólida de avaliação e acompanhamento dos resultados através de métricas definidas para o objectivo, o que permite acompanhar a progressão das acções e da evolução do processo. Assim, com o apoio de parâmetros sólidos e precisos que contribuem para análises mais constantes e decisões eficazes, a gestão torna-se cada vez mais robusta.
Redução de pontos que prejudicam o rendimento: quando há uma meta vaga na empresa, a equipa rapidamente perde o foco e tem diversas dúvidas sobre o assunto. Isso acontece porque nenhum colaborador entende realmente o que se espera dele. Alguns dedicam-se muito, mas, sem retorno sobre o seu esforço, isto é, sem saber se e quando conseguiram atingir o objectivo, acabam por se desinteressar e esforçar menos. Ou seja, o resultado desse contexto é a perda de motivação, a sensação de que não é preciso fazer muito e a desorientação dos próprios gestores. Com objectivos inteligentes delineados a partir do método SMART, todos ficam cientes das expectativas e dos parâmetros que conduzem ao sucesso colectivo. Mais do que isso, os objectivos SMART envolvem alvos relevantes, ou seja, que implicam a equipa no processo, o que contribui para uma equipa dedicada e motivada.
Em síntese, o método SMART serve-se de critérios inteligentes para orientar a Organização no alcance dos seus objectivos, contribuindo desse modo para impulsionar uma cultura de excelência, voltada para a melhoria contínua do desempenho. O sucesso na implementação deste método depende da monitorização constante e medição das metas estabelecidas, para garantir o devido acompanhamento dos resultados alcançados e redefinição de novos objectivos sempre que necessário. A adopção do método SMART, direcciona a Organização para os objectivos que podem ser alcançados e têm um efeito positivo no negócio, favorecendo ao mesmo tempo a orientação sobre o caminho a seguir para a sua concretização.
Discussion about this post