O ouro avança pelo quarto dia consecutivo em efeito espelho contra o dólar, que segue mais inclinado para terreno negativo, numa altura em que já se faz a contagem decrescente para a divulgação dos dados da inflação nos EUA, assim como as reuniões de política monetária dos bancos centrais nos EUA, Zona Euro e Inglaterra. Também o euro beneficiou do recuo da nota verde.
O índice do dólar da Bloomberg – que compara a força da moeda norte-americana contra dez divisas rivais – cai 0,09% para 104,73 pontos.
A esperança de um abrandamento do ritmo da subida dos juros directores norte-americanos, reforçada pelas declarações de Powell na semana passada, pressionaram o dólar, tornando as matérias-primas denominadas na nota verde, incluindo o ouro, a tornarem-se mais atractivas para quem negoceia com outras moedas.
Também o euro aproveita a fraqueza do green cash, estando a somar 0,14% para 1,0571 dólares. A moeda única está há um mês e dois dias em paridade ou ligeiramente acima desta fasquia contra o dólar.
Por sua vez, o ouro cresce 0,13% para 1791,48 dólares a onça. Nas últimas cinco semanas, o metal amarelo subiu mais de 10%, impulsionado pela queda do dólar.
Discussion about this post